Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
251.62 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As vivências atuais dos alunos exigem à Escola um desempenho
cada vez mais exigente, assumindo-se um compromisso
evidente na preparação dos jovens para o imprevisto, o novo, a
complexidade, mas pretendendo-se “sobretudo desenvolver
em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que
lhe permitirá aprender ao longo da vida” (Martins, 2017, p.8). Tal
exigirá uma ação constante para o exercício da
responsabilidade e da consciência, privilegiando-se o respeito
pela dignidade humana e pela diversidade cultural. Por outras
palavras, a Escola deve dotar o aluno de um desenvolvimento
global, permitindo-lhe o exercício pleno da cidadania.
Partindo destes pressupostos e do que é preconizado pela
Estratégia Nacional de Educação para o De-senvolvimento
(ENED) – Promoção da Cidadania Global – estabelecida
pelo Despacho conjunto do Ministério da Educação nº
25931/2009, que apresenta como indicador foco a promoção
da cidadania global através de processos de aprendizagem,
apresentamos, nesta comunicação, uma pesquisa de natureza
qualitativa que foi realizada no âmbito da Unidade Curricular
de Prática de Ensino Supervisionada, numa turma do 3.º ano do
1.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo centrou-se no âmbito
da disciplina de Português, em geral, e no domínio da Leitura e
Educação Literária, em particular, seguindo as recomendações
do Referencial de Educação para o Desenvolvimento, que
orienta a forma como os educadores e professores poderão incluir,
na sua inter-venção pedagógica, a Educação para o
Desenvolvimento (ED). Assim, tendo como objetivo
compreender a forma como a aprendizagem da leitura
pode ser feita numa perspetiva de ED, apresentam-se algumas propostas didáticas que implicam a aquisição de competências de leitura
ao serviço de alguns eixos estruturantes no âmbito da ED, neste
caso, a inclusão social, a construção da justiça social, a desigualdade
social e a multiculturalidade, concluindo-se que tal cruzamento é não
só didaticamente possível como desejável.
Description
Keywords
Leitura Educação
Citation
Barbosa, G., Aguiar, A. R., Passos, T. (2020) Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (52-66) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa