ESTC - Artigos
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Browsing ESTC - Artigos by Author "Antunes, David"
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- AcrasiaPublication . Antunes, DavidNesta entrada de dicionário, descreve-se em detalhe o fenómeno da acrasia e a sua extrema relevância no entendimento do funcionamento da acção e dos fenómenos de irracionalidade na conduta humana.
- Agostinho, o roubo das pêras e os porcosPublication . Antunes, DavidTrata-se de um ensaio longo, em que se explora a questão da infelicidade da linguagem, e da consequente impossibilidade de enunciados unívocos, na esteira das teses da Desconstrução. Neste texto, contudo, essa questão é mais acutilante porque o objecto de análise é um texto de natureza confessional e autobiográfica, a saber: o Livro II das Confissões de S. Agostinho.
- Arte & efeitos: sobre a questão de a arte ter efeitos: uma teoria pornográfica da arte?Publication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se a tese de que a arte não tem nem deve ter efeitos determinados, nomeadamente de índole ética. Na sequência desta tese, discute-se então que modo de relação podemos ter com os objectos de arte, qual a sua justificação e de que modo se constituem como arte.
- Biografias de uma acção: uma leitura da tragédiaPublication . Antunes, DavidNeste texto, procura-se uma discussão do significado de ‘uma acção’ na proposta de Aristóteles segundo o qual «A tragédia é a imitação de uma acção.» É proposta a tese de que a função da tragédia não é educativa e que os seus efeitos se esgotam na sua realização cénica.
- Caminhos da vontadePublication . Antunes, DavidEm Caminhos da Vontade, é feita uma descrição de alguns aspectos essenciais do funcionamento da vontade e da sua relação com as ideias de liberdade e responsabilidade. Esta descrição começa na tragédia grega, detém-se na argumentação de Agostinho e termina no comentário de alguns autores contemporâneos que equacionam a questão da compatibilidade entre leis naturais e vontade livre.
- Cesário, poeta sem cidadePublication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se uma leitura do poema maior de Cesário Verde, sugerindo que o poeta se expulsa da cidade que pretensamente descreve, seguindo assim Platão na República. A tese fundamental é que quanto mais Cesário escrever sobre a cidade menos ela lhe pertence e mais se distancia dela, no sentido em que cada linha diminui ou encurta a realidade habitável. Este texto faz parte de uma série que homenageia M. S. Lourenço.
- Da criação e das palavras dos homensPublication . Antunes, DavidUma dificuldade do narrador do Génesis é a situação de, inevitavelmente, ter de se servir de uma matriz antropomórfica, para descrever Deus, simulando e pretendendo, ao mesmo tempo, cumprir os desígnios de uma narrativa sobre a criação e da criação.
- O efeito Pingo Doce: performance e in-betweennessPublication . Antunes, DavidNeste artigo, experimenta-se a possibilidade de leitura de um evento do quotidiano, uma afluência massiva ao supermercado, em virtude de uma promoção especial, ser entendido como evento performativo de significado relevante e, por consequência, discutem-se os limites da arte, em geral, e da performance e do teatro, em particular. No exercício desta leitura, consideram-se fatores habituais na caracterização do evento que se descreve e discute, a saber: os agentes e/ou atores, a ação, o contexto, os espetadores, a participação, as emoções, a crítica, as implicações políticas e éticas, etc..
- Estar em cena n’O BandoPublication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se um comentário do vocabulário cénico fundamental o encenador de O Bando, João Brites. Esse vocabulário relaciona-se com um conjunto de conceitos que procuram descrever e conferir substância ao estar em cena e à consciência disso. São objecto de análise a coerência crítica e pragmática desses conceitos.
- Estará ela mesmo morta, ou não?Publication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se uma das ideias mais desenvolvidas por Paul de Man, nomeadamente a de que a linguagem é fundamentalmente infeliz porque nela gramática e retórica se encontram em constante tensão. Assim, um mesmo enunciado afirma e nega simultaneamente e não há um contexto ideal que nos esclareça acerca do sentido.