ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Author "Abrantes, Isabel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Melhorar o conforto térmico na escola: um estudo exploratório com alunos do ensino básico no contexto da formação inicial de professoresPublication . Gomes, Cristina Azevedo; Novais, Anabela; Abrantes, IsabelEste capítulo apresenta um estudo exploratório sobre a utilização de sensores digitais para exploração do conforto térmico com crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido com a colaboração de quatro alunas da licenciatura em Educação Básica no contexto da Iniciação à Prática Profissional. As alunas desenharam um conjunto de propostas didáticas que implementaram no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 6.º ano de escolaridade. A partir do registo e tratamento de dados recolhidos com sensores de temperatura e humidade, as crianças foram convidadas a propor soluções de melhoria do ambiente da sua escola, apresentando-as a toda a comunidade escolar. As potencialidades da integração dos sensores em temáticas de ciências e matemática são discutidas em função da análise das planificações e reflexões de alunas da licenciatura em Educação Básica, bem como da análise das soluções propostas pelas crianças do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete-se sobre os impactos nos processos de ensino aprendizagem nas crianças, valorizando a compreensão dos fatores associados ao conforto térmico e a alteração de atitudes e comportamentos. Discute-se, também, sobre o percurso de aprendizagens evidenciado pelos alunos, futuros professores, enfatizando a importância da mobilização deste tipo de dispositivos em abordagens transdisciplinares.