ESML - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESML - Dissertações de Mestrado by Author "Aguiar, Ana Catarina Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem de confeção de palhetas: elaboração de propostas de programas a serem incluídos no percurso a nível do ensino secundárioPublication . Aguiar, Ana Catarina Rodrigues; Lopes, RicardoResumo I - A primeira secção do Relatório de Estágio foi desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular – Estágio de Ensino Especializado, presente no segundo ano do Mestrado em Ensino de Música lecionada na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta primeira secção é feita uma descrição das expectativas iniciais do estagiário, seguindo-se a caracterização da escola, da sua oferta educativa e dos seus órgãos de gestão. O estágio foi realizado na Escola Profissional Metropolitana em regime de observação na classe de oboé da Professora Cooperante Carla Duarte, no ano letivo de 2020/2021, tendo sido observadas três aulas semanais dos alunos selecionados, perfazendo um total de noventa horas letivas. Esta seleção dos alunos foi realizada tendo em conta os níveis em que se encontravam e as dificuldades que apresentavam. Assim, foi possível seguir alunos com diferentes particularidades. Dessas noventa horas observadas, foram assistidas oitenta e uma aulas, tendo intervenção quando assim solicitado, e as restantes nove aulas foram lecionadas aos três alunos com percursos escolares diferentes, da classe de oboé. Neste relatório constam também as fichas de observação e planos de aulas do decorrer do ano letivo. Após este primeiro ponto, é feita uma breve caracterização da classe de oboé, da escola, onde se descrevem brevemente os três alunos selecionados para o estágio. De seguida são abordadas as práticas pedagógicas, realizando uma análise crítica da mesma e é feita uma reflexão sobre o desempenho na prática pedagógica, sendo abordados aspetos positivos/negativos e de que forma contribuíram para a alcançar os objetivos propostos inicialmente.