Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A atitude e o comportamento de compra da Geração Y e Geração Z face à Fast Fashion e Moda em segunda mãoPublication . Silva, Danielle Leite da; Correia, RosárioA moda é, atualmente, uma das indústrias mais lucrativas do mundo, mas também uma das mais criticadas. O modelo de negócio da fast fashion, que globalizou a moda e tornou-a acessível a várias camadas da população, é um modelo assente na exploração dos trabalhadores para maximizar lucros, e numa cultura de ‘desperdício’, que impacta negativamente o nosso ambiente. Neste contexto, surgem outros modelos de negócio, como a moda em segunda mão, capazes de absorver algum do impacto causado pela fast fashion. Ainda que a indústria da moda esteja a investigar formas para melhorar os seus processos e mitigar os seus efeitos, a decisão final reside no consumidor. E, especialmente, nos consumidores das gerações mais novas – geração Y e geração Z. Desta forma, este estudo tem como objetivo compreender e descrever qual a atitude e comportamento de compra de duas gerações – geração Y e geração Z – face a dois modelos de negócio da indústria da moda – Fast fashion e Moda em Segunda mão. Ao longo da investigação, tentou-se compreender como é que as variáveis atitude e comportamento se relacionam neste contexto, e qual o papel das motivações na mesma. Para tal, procedeu-se a um estudo dedutivo, através do método quantitativo, onde se realizou um questionário para recolher os dados. Os resultados desta investigação permitiram concluir que, enquanto a atitude face à fast fashion é tendencialmente neutra, a atitude face à moda em segunda mão é tendencialmente positiva, para ambas as coortes. A frequência de compra de ambas as gerações é mais significativa a nível da fast fashion quando comparada com a moda em segunda mão, mas a geração Z já mostra uma maior adoção à moda em segunda mão. O preço revelou-se como o fator de motivação com mais impacto na compra, pelas duas coortes.
- Trapped modes in a fluid with three layers topped by a rigid lidPublication . Cal, Filipe; Dias, Gonçalo A. S.; Pereira, Bruno M. M.We consider trapping of linear water waves by a submerged horizontal cylinder in a three-layer fluid topped by a rigid lid. Trapped modes correspond to time harmonic oscillations with finite energy of the fluid surrounding a submerged structure and can be found as eigenfunctions of a certain spectral boundary-value problem. Our main result is a geometric condition relating the cross sections of the submerged parts of the obstacles and the line integrals along the parts of the interfaces pierced by the obstacles and guaranteeing the existence of trapped modes: This follows from variational techniques applied to a suitable operator formulation of the problem. Several examples of structures (piercing or not the interfaces between the fluid layers) satisfying the condition and supporting trapped modes are given.
- A aprendizagem de confeção de palhetas: elaboração de propostas de programas a serem incluídos no percurso a nível do ensino secundárioPublication . Aguiar, Ana Catarina Rodrigues; Lopes, RicardoResumo I - A primeira secção do Relatório de Estágio foi desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular – Estágio de Ensino Especializado, presente no segundo ano do Mestrado em Ensino de Música lecionada na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta primeira secção é feita uma descrição das expectativas iniciais do estagiário, seguindo-se a caracterização da escola, da sua oferta educativa e dos seus órgãos de gestão. O estágio foi realizado na Escola Profissional Metropolitana em regime de observação na classe de oboé da Professora Cooperante Carla Duarte, no ano letivo de 2020/2021, tendo sido observadas três aulas semanais dos alunos selecionados, perfazendo um total de noventa horas letivas. Esta seleção dos alunos foi realizada tendo em conta os níveis em que se encontravam e as dificuldades que apresentavam. Assim, foi possível seguir alunos com diferentes particularidades. Dessas noventa horas observadas, foram assistidas oitenta e uma aulas, tendo intervenção quando assim solicitado, e as restantes nove aulas foram lecionadas aos três alunos com percursos escolares diferentes, da classe de oboé. Neste relatório constam também as fichas de observação e planos de aulas do decorrer do ano letivo. Após este primeiro ponto, é feita uma breve caracterização da classe de oboé, da escola, onde se descrevem brevemente os três alunos selecionados para o estágio. De seguida são abordadas as práticas pedagógicas, realizando uma análise crítica da mesma e é feita uma reflexão sobre o desempenho na prática pedagógica, sendo abordados aspetos positivos/negativos e de que forma contribuíram para a alcançar os objetivos propostos inicialmente.