Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A aprendizagem de confeção de palhetas: elaboração de propostas de programas a serem incluídos no percurso a nível do ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Ana Aguiar.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira secção do Relatório de Estágio foi desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular – Estágio de Ensino Especializado, presente no segundo ano do Mestrado em Ensino de Música lecionada na Escola Superior de Música de Lisboa. Nesta primeira secção é feita uma descrição das expectativas iniciais do estagiário, seguindo-se a caracterização da escola, da sua oferta educativa e dos seus órgãos de gestão. O estágio foi realizado na Escola Profissional Metropolitana em regime de observação na classe de oboé da Professora Cooperante Carla Duarte, no ano letivo de 2020/2021, tendo sido observadas três aulas semanais dos alunos selecionados, perfazendo um total de noventa horas letivas. Esta seleção dos alunos foi realizada tendo em conta os níveis em que se encontravam e as dificuldades que apresentavam. Assim, foi possível seguir alunos com diferentes particularidades. Dessas noventa horas observadas, foram assistidas oitenta e uma aulas, tendo intervenção quando assim solicitado, e as restantes nove aulas foram lecionadas aos três alunos com percursos escolares diferentes, da classe de oboé. Neste relatório constam também as fichas de observação e planos de aulas do decorrer do ano letivo. Após este primeiro ponto, é feita uma breve caracterização da classe de oboé, da escola, onde se descrevem brevemente os três alunos selecionados para o estágio. De seguida são abordadas as práticas pedagógicas, realizando uma análise crítica da mesma e é feita uma reflexão sobre o desempenho na prática pedagógica, sendo abordados aspetos positivos/negativos e de que forma contribuíram para a alcançar os objetivos propostos inicialmente.
Resumo II - A palheta é imprescindível ao oboísta, tendo muitas vezes um papel fulcral na sua performance. A procura da combinação perfeita entre conforto, estabilidade, articulação, flexibilidade e sonoridade, é uma constante preocupação no dia a dia na vida de um oboísta. Partindo destas considerações já há muito estudadas e tidas como parte do senso comum, considerei pertinente desenvolver um trabalho de investigação em torno de um tema pouco abordado no nosso contexto de ensino, como pude verificar no estágio e ao longo do meu percurso académico. Este projeto foi idealizado com o objetivo de perceber até que ponto os alunos são capazes de compreender o que há de errado com uma palheta em determinado momento e o que fazer com ela, de modo a adequá-la melhor às exigências da partitura que se propõem executar. A segunda secção deste relatório é dedicada ao projeto de investigação, onde primeiramente são descritos o conteúdo do projeto e os objetivos do mesmo. São apresentadas as motivações para a realização desta investigação, assim como uma revisão de literatura. Após esta revisão é efetuada uma recolha de dados onde são realizados questionários a alunos do ensino secundário, observação direta e uma entrevista. O entrevistado é um professor com larga experiência a lecionar, que se debruçou sobre esta temática, tendo criado um manual de raspagem de palhetas. Após esta recolha de dados, são elaboradas propostas de programas a incluir no percurso escolar a nível do ensino secundário, onde são definidos objetivos e parâmetros a alcançar no manuseamento e confeção de palhetas – amarrar e raspar.
Abstract I - The first section of the Internship Report was developed within the Specialized Teaching Internship Curricular Unit, present in the second year of the Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. In this first section, a description of the trainee's initial expectations is made, followed by the characterization of the school, its educational offer and its management bodies. The internship was carried out at Escola Profissional Metropolitana under supervision in the oboe class of Cooperative Professor Carla Duarte, in the academic year of 2020/2021, with three weekly classes with the selected students being observed, making a total of ninety teaching hours. This selection of students was carried out taking into account the levels they were studing and the difficulties they presented. Therefore, it was possible to follow students with different particularities. Of these ninety hours observed, eighty one classes were attended, with intervention when requested. The remaining nine classes were taught to three students with different school backgrounds, from the oboe class. This report also includes observation sheets and lesson plans made in the course of the school year. After this, a brief characterization of the oboe class of the school is made, where the three students selected for the internship are briefly described. Then, the pedagogical practices are addressed, performing a critical analysis of them and a reflection on the performance in the pedagogical practice, being exposed positive and negative aspects and how they contributed to achieving the objectives initially proposed.
Abstract II The reed is essential for the oboist, often playing a central role in his performance. The search for the perfect combination of comfort, stability, articulation, flexibility and sound is a constant concern in the daily life of an oboist. Based on these considerations that have already been studied for a long time and taken as part of common sense, I considered it pertinent to develop a research work around a topic that was rarely addressed in our teaching context, as I could confirm in my internship and throughout my academic career. This project was conceived with the intention of understanding if students are able to perceive what is wrong with the reed at a given moment and what to do with it, in order to better adapt it to the requirements of the music they intend to perform. The second section of this report is dedicated to the research project, where the content of the project and its objectives are first described. The motivations for carrying out this investigation are presented, as well as a literature review. After this review, a data collection is carried out where questionnaires are carried out with secondary school students, direct observation and an interview. The interviewee is a Professor with extensive teaching experience, who focused on this topic, having created a manual for scraping reeds. After this data collection, proposals are made for programs to be included in the school pathway at secondary level, where objectives and parameters to be achieved in the making of oboe reeds, tying and scraping, are defined.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Oboé Palhetas Ensino Oboe Reeds Teaching/tutorship/tuition

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License