ESD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Agostinho, Beatriz"
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- A privação dos sentidos da visão e audição no processo de criação coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim PaisPublication . Agostinho, Beatriz; Marques, AnaOs Sentidos da Visão e Audição são os que mais se associam à prática da Dança no geral, confiando nas informações que estes facultam para o desenvolvimento das dimensões criativas, técnicas, artísticas e performativas do aluno permitindo igualmente o estabelecer de uma forte relação entre os estímulos, perceção e a sensação. O estágio inerente ao documento que se apresenta pretendeu compreender de que forma é que com a privação dos sentidos, no processo de Composição Coreográfica, teve implicações no desenvolvimento criativo do movimento nos alunos intérpretes-criadores do Curso Secundário de Dança, mais especificamente do 7º e 8ºanos do Ensino Artístico Especializado, da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, no ano letivo 2019/2020. A partir da privação dos sentidos no processo de Criação Coreográfica, desenvolvidos e experienciados pelas alunas envolvidas, quer no papel de intérprete, quer no papel de criador, permitiram desenvolver uma maior consciência do corpo, movimentação e perceção do ambiente, assim como estimular uma capacidade mais criativa na exploração e seleção do movimento. De acordo com os pressupostos da metodologia da Investigação-Ação e os instrumentos e procedimentos adotados, nomeadamente o diário de bordo e o questionário, pretendeu-se desenvolver uma prática pedagógica na qual o público-alvo estivesse consciente e aberto às experiências desenvolvidas, e assim aprofundar a capacidade de análise e reflexão das mesmas. De um modo geral, foi possível perceber-se as limitações ou constrangimentos inerentes ao tema e ao processo de Criação Coreográfica, e foi possível atingir-se novas perspetivas e novos caminhos para a improvisação de movimento e sua criação de acordo com a devida adaptação em coerência com o trabalho desenvolvido.