Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A privação dos sentidos da visão e audição no processo de criação coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os Sentidos da Visão e Audição são os que mais se associam à prática da Dança no geral, confiando nas informações que estes facultam para o desenvolvimento das dimensões criativas, técnicas, artísticas e performativas do aluno permitindo igualmente o estabelecer de uma forte relação entre os estímulos, perceção e a sensação. O estágio inerente ao documento que se apresenta pretendeu compreender de que forma é que com a privação dos sentidos, no processo de Composição Coreográfica, teve implicações no desenvolvimento criativo do movimento nos alunos intérpretes-criadores do Curso Secundário de Dança, mais especificamente do 7º e 8ºanos do Ensino Artístico Especializado, da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, no ano letivo 2019/2020. A partir da privação dos sentidos no processo de Criação Coreográfica, desenvolvidos e experienciados pelas alunas envolvidas, quer no papel de intérprete, quer no papel de criador, permitiram desenvolver uma maior consciência do corpo, movimentação e perceção do ambiente, assim como estimular uma capacidade mais criativa na exploração e seleção do movimento. De acordo com os pressupostos da metodologia da Investigação-Ação e os instrumentos e procedimentos adotados, nomeadamente o diário de bordo e o questionário, pretendeu-se desenvolver uma prática pedagógica na qual o público-alvo estivesse consciente e aberto às experiências desenvolvidas, e assim aprofundar a capacidade de análise e reflexão das mesmas. De um modo geral, foi possível perceber-se as limitações ou constrangimentos inerentes ao tema e ao processo de Criação Coreográfica, e foi possível atingir-se novas perspetivas e novos caminhos para a improvisação de movimento e sua criação de acordo com a devida adaptação em coerência com o trabalho desenvolvido.
ABSTRACT - The Senses of Vision and Hearing are the ones that are most associated with the practice of Dance in general, relying on the information they provide for the development of the student's creative, technical, artistic and performance dimensions, allowing the establishment of a strong relationship between the stimuli, perception and sensation. The internship inherent to the document presented sought to understand how the deprivation of the senses in the Choreographic Composition process, had implications for the creative development of the movement in the interpreter-creator students of the Secondary Dance Course, more specifically in the 7th and 8th grade of Specialized Artistic Teaching, from the Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, in the academic year 2019/2020. From the deprivation of the senses in the Choreographic Creation process, developed and experienced by the students involved, both in the role of interpreter and creator, allowed to develop a greater awareness of the body, movement and perception of the environment, as well as to stimulate a more creative capability in exploring and selecting the movement. According to the assumptions of the Action-Research methodology and the instruments and procedures adopted, namely the logbook and the questionnaire, it was intended to develop a pedagogical practice in which the target audience was aware and open to the developed experiences, thus improving their capacity for analysis and reflection. In general, it was possible to perceive the limitations or constraints inherent to the theme and the Choreographic Creation process, and it was possible to reach new perspectives and new paths for the improvisation movement and its creation according to the appropriate adaptation in coherence with the work developed.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Composição coreográfica Estímulos Privação dos sentidos Visão Audição Choreographic composition Stimuli Sensory deprivation Vision Hearing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança