ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by advisor "Arez, Abel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o territórioPublication . Castro, Ana Luísa Rede Costa de; Hortas, Maria João; Arez, AbelO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, na Escola Superior de Educação de Lisboa e tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é apresentada a descrição da prática docente numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, em que os objetivos gerais incluíam o desenvolvimento por parte dos alunos (i) da sua participação ativa no processo pedagógico; (ii) da sua expressão oral, bem como (iii) da explicitação de conhecimento, oralmente e por escrito. Assim, a partir da definição dos objetivos gerais, elaborou-se a seguinte problemática geral: que estratégias implementar para desenvolver a comunicação dos alunos no processo pedagógico?. Para dar resposta à problemática apresentada, foram realizadas um conjunto de atividades, bem como implementado um estudo que inclui as áreas disciplinares de Estudo do Meio e Expressão Musical. Este estudo, apresentado neste relatório, propõe-se, portanto, a perceber qual o contributo da música, não só para desenvolver capacidades comunicativas, como também para compreender de que forma é que esta poderá servir de meio para conhecer um território. E, tendo em consideração que a escola se encontra em Lisboa, a música popular, mais especificamente as marchas populares, foi o género musical escolhido para reconhecer o meio local. A análise da implementação das atividades que integraram no estudo, entre elas a composição musical, a análise de letras de canções, bem como a elaboração de um espetáculo final permitiu concluir que as mesmas concorrem, de forma positiva, para o desenvolvimento de competências transversais, importantes para o desenvolvimento do seu ensino e aprendizagem. Assim, este relatório apresenta um breve enquadramento teórico onde são definidos alguns conceitos relacionados com território, meio local, música e marchas populares, bem como a justificação da pertinência do estudo e das atividades e recursos que nele estão incluídas. Por fim, os resultados também são apresentados e, estes irão confirmar o importante contributo que a música pode dar para o reconhecimento do território. Terminar-se-á o presente relatório com as considerações finais, onde é realizada uma pequena reflexão sobre o percurso na unidade curricular PES II.