ISEL - Engenharia Electrotécnica
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia Electrotécnica by advisor "Camus, Cristina Inês"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem à previsão do preço de energia elétrica via métodos de suavização exponencialPublication . Soares, Ricardo André dos Reis; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesAtualmente a energia elétrica é indiscutivelmente um dos produtos essenciais na sociedade, tendo dessa forma um peso muito importante na economia global e na sua competitividade. Nos últimos anos temos vindo a verificar mudanças significativas na natureza estrutural e regulamentar no sector da energia elétrica, conduzindo a mercados de energia mais competitivos. Neste contexto surge em 2007 a integração dos mercados de eletricidade da Península Ibérica, constituindo-se o Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), no qual se realiza transações de energia elétrica e se negoceiam instrumentos financeiros que têm como referência essa mesma energia. A presente dissertação incide sobre a problemática da previsão do preço da energia elétrica de curto prazo, aplicada, diretamente, a sistemas de energia elétrica. A metodologia utilizada para a previsão englobará uma análise às séries de preços do MIBEL e, posteriormente a aplicação dos modelos de previsão nomeadamente os de alisamento exponencial , vulgarmente, designados por métodos de Holt-Winters. Os resultados obtidos através dos vários modelos serão sujeitos a uma rigorosa análise e comparação, para que seja escolhido o melhor modelo que conduza aos resultados pretendidos. Os melhores resultados serão aqueles que apresentem o menor erro e que melhor modelizem a série de dados e produzam boas previsões.
- Agentes comerciais: modelos de avaliação de risco e rentabilidadePublication . Nascimento, Marco Nuno Velosa do; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesFace aos novos desafios colocados pela liberalização dos mercados de energia elétrica, poderá surgir um novo tipo de agente de mercado, designadopor agente comercial ou agregador. Esse agente comercial ou agregador terá que ter um conhecimento profundo dos diagramas de carga dos seus clientes, assim como dos preços de energia elétrica negociados nos mercados de energia. Porém, esse conhecimento por si só não é suficiente, sendo que terá que ter ferramentas de apoio às suas decisões de investimento. Esta dissertação incide sobre a aplicação de uma teoria económica que poderá ser aplicada por esses agentes comerciais ou agregadores, denominadade teoria de otimização de carteiras de investimento.
- Aplicação de painéis solares em edifícios públicos para autoconsumo fotovoltaicoPublication . Monteiro, Ana Catarina Cavaco; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesNos dias de hoje é imperativo utilizar as energias renováveis como fonte para a produção de electricidade. A modalidade de produção através de autoconsumo e o baixo custo destes equipamentos veio criar um mercado de aplicação de painéis fotovoltaicos. Uma unidade de produção em autoconsumo desperdiça quase toda a produção diária pois, caso não existam baterias, quase toda a energia gerada é vendida à rede. De modo reverter esta situação propõe-se a instalação destes painéis, não nas casas de habitação, mas sim nos locais de trabalhos, ou seja, edifícios públicos/privados ou que alberguem serviços, onde a produção fotovoltaica coincide com o pico do diagrama de carga da instalação, diminuindo a quantidade de energia vendida à rede. Acrescenta-se ainda que a descentralização da geração eléctrica, evita as perdas de energia durante o seu transporte e distribuição, reduz o número de grandes instalações eléctricas, contribuindo significativamente para o sucesso das metas acordadas na Conferência de Paris que pretendem abrandar o ritmo das alterações climáticas. Em resumo, o presente trabalho tem como principal objectivo estudar e avaliar os impactos económicos e energéticos da instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos, tendo estes revelando-se bastante satisfatórios, não só a nível de energia produzida, com 377 MWh por ano, mas também a nível económico, apresentando uma TIR de 14,5 % com um Pay-Back de 8 anos.
- Aplicação informática para dimensionamento de barramentos em subestaçõesPublication . Tavares, Filipe André Maduro; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesO conjunto de procedimentos necessários para o dimensionamento dos condutores que constituem os barramentos das subestações é um processo complexo, no qual devem,obrigatoriamente, ser considerados diversos cálculos e consultadas diversas tabelas emdocumentos normativos e catálogos de fabricantes, de forma a uma adequação correta do barramento às condições em que será instalado. Por se tratar de um processo trabalhoso, que inclui a execução e comparação de inúmeros cálculos e parâmetros, surge a necessidade de agilizar este processo através da criação de uma aplicação informática para o efeito. Esta aplicação será capaz de armazenar numa base de dados atualizável os diversos tipos de condutores elétricos existentes no mercado, bem como tabelas com parâmetros padrão que serão utilizados em algumas etapas dos cálculos. Posteriormente, será possível consultar a informação armazenada, assim como aplicá-la automaticamente na execução dos cálculos, onde a partir da introdução dos dados iniciais da subestação em projeto (características da rede, dos condutores e do local de instalação), a aplicação realizará os cálculos necessários para o dimensionamento dos barramentos e por fim disponibilizará ao utilizador a hipótese de imprimir os cálculos efetuados.
- Aproveitamento da energia das correntes marítimasPublication . Páscoa, Isabel Sofia Nunes; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesO presente trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade de implantar um parque de turbinas de correntes marítimas para produção de energia elétrica em Portugal. É realizada uma abordagem à evolução das energias de origem renovável em Portugal. É realizada uma abordagem às marés, o que são, como são formadas, a sua previsão, etc. Também é efetuado um estudo à energia das correntes marítimas, são apresentadas algumas das tecnologias de correntes marítimas disponíveis em todo o mundo. É desenvolvido um modelo para as alturas e velocidades das correntes. É calculada a energia produzida por um parque construído hipoteticamente em Sines, onde depois se realiza a avaliação económica para dois cenários possíveis e é efetuada uma análise de sensibilidade do VAL, TIR, LCOE, entre outras variáveis. Por fim são efetuadas conclusões sobre a viabilidade dos projetos analisados. São também analisadas a possibilidade de existência de uma remuneração renovável para este tipo de fonte de energia.
- Aumento de energia renovável na Ilha da Madeira: proposta integrada para o setor dos transportes e da geração de energia elétricaPublication . Silva, Énia José Martins da; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesA presente dissertação tem como objetivo estudar o aumento da penetração de energias renováveis e de veículos elétricos na ilha da Madeira de modo a diminuir os custos económicos com a importação de combustíveis fosseis e reduzir as emissões de dióxido de carbono. Elaborouse uma curta revisão da literatura sobre os estudos do potencial renovável para a ilha da Madeira e sobre os veículos elétricos. De seguida caracterizou-se o sistema energético da ilha quer em relação ao setor elétrico quer ao setor dos tra nsportes. E por fim mostrou-se o método utilizado para caracterizar e projetar o setor elétrico e dos transportes. Considerou-se vários cenários, BAU para os anos 2013, 2020 e 2030, cenários de penetração de veículos elétricos para 2020 e 2030, diferentes perfis de carregamento dos veículos elétricos e cenários de consumo de energia elétrica em 2020 e 2030, e realizou-se uma análise dos mesmos. É de salientar que o carregamento não controlado será o menos adequado para a rede elétrica uma vez que irá intensificar a ponta do diagrama de carga.Com a penetração de veículos elétricos é possível diminuir os custos e as emissões relativamente ao cenário BAU, sendo que os custos com o combustível apresenta uma redução de 6,1 % e foram evitadas 1398 toneladas de CO2.
- Avaliação económica da bombagem hidroelétrica no quadro do mercado ibérico de eletricidadePublication . Barrento, Hugo Filipe Simão; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesEste trabalho tem como objetivo a análise económica de dois aproveitamentos hidroelétricos reversíveis instalados em Portugal, tendo como cenários um ano húmido e um ano seco. Pretende ainda analisar a sua viabilidade económica em ambos os cenários, confrontado a análise real com uma hipotética sem bombagem, por forma a validar a utilização e investimento neste tipo de equipamento. Conclui-se, assim, que quer em anos secos ou anos húmidos, e mesmo num cenário hipotético sem bombagem, a exploração de aproveitamentos hidroelétricos é mais lucrativa quando possuem equipamentos reversíveis.
- Avaliação económica de sistemas solares fotovoltaicos residenciaisPublication . Nisa, Tiago Horta; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesO presente trabalho tem como objetivo efetuar uma avaliação económica da rentabilidade da produção de energia através de sistemas solares fotovoltaicos de pequena escala (residenciais), considerando os incentivos ao nível das tarifas de compra dessa energia. Pretende-se realizar uma análise financeira em diversos países, Portugal, França, Alemanha e Turquia, com o intuito de efetuar a comparação face às horas disponíveis de produção solar tendo em conta as tarifas bonificadas aplicadas para a produção de energia de pequena escala. Em resumo, para além do estudo das condições geográficas, que irão influenciar o número de horas equivalentes de produção, será igualmente efetuado o estudo dosfatores económicos, nomeadamente o valor pago pelo kWh produzido através desta tecnologia nos países referidos. As conclusões serão fundamentadas com a análise dos valores obtidos por país doVAL, TIR, Payback e LCOE (custo nivelado de energia ou custo do kWh produzido).
- Avaliação económica de um investimento em geração de energia das ondas e energia solar térmicaPublication . Nunes, Ruben Fernando Lopes; Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Camus, Cristina InêsO presente trabalho tem como objectivo efectuar a avaliação económica e determinar a viabilidade com e sem os incentivos fiscais de duas tecnologias de conversão de duas fontes distinta e emergentes de energia renovável, o Concentrador Cilindro-parabólico e a Torre Solar para a energia solar termoeléctrica e a Coluna de Água Oscilante e o Pelamis para a energia das ondas. Realiza-se uma curta abordagem à energia Solar e à energia dos Oceanos, e às tecnologias existentes para estes tipos de energia renovável. Apresenta-se um estudo do potencial em Portugal e no Mindo, das tecnologias abordadas neste trabalho. É desenvolvido o modelo de conversão de energia para as centrais solares termoeléctricas e utilizado o modelo de superfície de potência para as centrais de energia das ondas adaptado de António Falcão. As centrais são modeladas por meio de uma folha de cálculo, onde é calculada a energia produzida em Mértola e São Pedro de Moel (energia solar termoeléctrica e das ondas respectivamente) consoante o recurso do local. É feita a avaliação económica para quatro cenários designados como optimista, base, pessimista e base sem aplicação da tarifa bonificada, e é realizada uma análise de sensibilidade do VAL a diversas variáveis. Conclui-se sobre a viabilidade dos vários cenários e sobre possíveis alterações à tarifa binificada en consequência dos resultados obtidos. Segundo os pressupostos deste trabalho concluíu-se que a tarifa bonificada é demasiado elevada para os projectos em energia solar de concentração e demasiado baixa para projectos em energia das ondas.
- Desenvolvimento de simulador para orçamentação de infraestruturas elétricasPublication . Clemente, Eurico André Mendes da Silva; Camus, Cristina Inês; Eusébio, Eduardo Adelino Mateus NunesA forma padrão para responder aos pedidos de cotação, para a realização de empreitadas/obras de qualquer tipo (especialidade), implica a realização de uma proposta comercial (valor e condições), sendo que estas têm como base a elaboração de um orçamento, denominado orçamento de obra. A melhor forma de otimizar a resposta aos pedidos de cotação é otimizando o orçamento de obra. Face aos novos desafios colocados pelos países em grande desenvolvimento estrutural no âmbito da construção civil, nomeadamente os países emergentes, tem sido possível manter viva a construção civil portuguesa durante a crise. Esta mesma oportunidade (“fora de portas”) criou um novo tipo de proposta comercial, à qual Portugal está a responder ainda deficientemente. Constata-se que o elevado número de pedidos de proposta s bem como a dimensão das obras, criaram uma grande pressão sobre as respostas (orçamentos) a dar. Para evitar essa situação e para melhorar todo este processo foi elaborado o simulador agora descrito. O simulador tem como nome Business Assistance (tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=X4ZqR1C_yAI) Esta dissertação incide, na implementação de expressões de cálculo de orçamentação, bem como na elaboração e conceção de um programa específico. Realizado para facilitar a elaboração de propostas, no qual foram utilizadas as linguagens de programação (Excel, Java, SQL e HTML).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »