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Aumento de energia renovável na Ilha da Madeira: proposta integrada para o setor dos transportes e da geração de energia elétrica

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Abstract(s)

A presente dissertação tem como objetivo estudar o aumento da penetração de energias renováveis e de veículos elétricos na ilha da Madeira de modo a diminuir os custos económicos com a importação de combustíveis fosseis e reduzir as emissões de dióxido de carbono. Elaborouse uma curta revisão da literatura sobre os estudos do potencial renovável para a ilha da Madeira e sobre os veículos elétricos. De seguida caracterizou-se o sistema energético da ilha quer em relação ao setor elétrico quer ao setor dos tra nsportes. E por fim mostrou-se o método utilizado para caracterizar e projetar o setor elétrico e dos transportes. Considerou-se vários cenários, BAU para os anos 2013, 2020 e 2030, cenários de penetração de veículos elétricos para 2020 e 2030, diferentes perfis de carregamento dos veículos elétricos e cenários de consumo de energia elétrica em 2020 e 2030, e realizou-se uma análise dos mesmos. É de salientar que o carregamento não controlado será o menos adequado para a rede elétrica uma vez que irá intensificar a ponta do diagrama de carga.Com a penetração de veículos elétricos é possível diminuir os custos e as emissões relativamente ao cenário BAU, sendo que os custos com o combustível apresenta uma redução de 6,1 % e foram evitadas 1398 toneladas de CO2.
Abstract: This thesis aims to study the increased penetration of renewable energy and electric vehicles on the island of Madeira in order to reduce the economic costs of importing fossil fuels and reduce emissions of carbon dioxide. A short literature review of the main studies of the potential for renewable energy in Madeira and on electric vehicles was prepared. Then the energy system of the island was characterized for the electricity sector and the transportation sector. Finally, a methodology was developed to characterize and design the electrical and transportation sectors. Different scenarios were considered, BAU for the 2013, 2020 and 2030 years, electric vehicle penetration scenarios of 2020 and 2030, are studied different charging profiles and energy electric consumption scenarios in 2020 and 2030. It should be noted that the uncontrolled loading will be less suitable for the grid as it will intensify the peak of the load diagram. The penetration of electric vehicles can reduce costs and emissio ns relative to the BAU scenario, fuel costs shows a reduction of 6.1% and 1398 tons of CO2 were avoided.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia

Keywords

Energias renováveis Renewable energy Veículos elétricos Electric vehicles Ilha da Madeira Island Madeira Perfis de carregamento Charging profiles

Citation

SILVA, Énia José Martins da - Aumento de energia renovável na Ilha da Madeira: proposta integrada para o setor dos transportes e da geração de energia elétrica. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.

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Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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