ESML - Escola Superior de Música de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESML - Escola Superior de Música de Lisboa by advisor "Bagulho, Joana Salvador"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estudar violino barroco no ensino secundário? Vantagens e desvantagensPublication . Fernández, Mariña García-Bouso; Neto, Tiago; Bagulho, Joana SalvadorResumo I - A primeira parte deste trabalho centra-se na descrição do estágio desenvolvido no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. Apresenta-se primeiramente a contextualização histórica da instituição onde se realizou, bem como a sua organização a nível estrutural. São apresentadas as leis e normativos em que esta se baseia, e num contexto mais especifico, também são apresentados os conteúdos programáticos da disciplina de violino (3º, 4º e 5º graus do Curso Básico de Música), bem como os critérios de avaliação da mesma. Posteriormente, são expostas as aulas observadas, leccionadas e supervisionadas dos três alunos do professor orientador Emmanuel Carvalho Melo com os quais trabalhei ao longo do estágio, atendendo à descrição da componente pedagógica e dos seus resultados.
- A improvisação no ensino de cravo em PortugalPublication . Bayley, Maria Afonso Pinhal; Bagulho, Joana SalvadorResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na apresentação do Relatório de Estágio do Ensino Especializado, realizado durante o segundo ano do Mestrado em Ensino de Música, com especialização em cravo. O estágio foi completado no ano lectivo 2019/2020 no Instituto Gregoriano de Lisboa, em regime não-docente. Assisti semanalmente às aulas de três alunos de cravo de diferentes níveis (iniciação, básico e secundário), da classe do professor Cristiano Holtz. Procedi à delineação dos objectivos a serem atingidos durante o dito estágio, bem como expectativas para o mesmo e uma detalhada auto-análise de pontos fortes e fracos como estudante e futura professora. Seguiu-se o enquadramento e caracterização da instituição, um trabalho que leva a perceber mais aprofundadamente o funcionamento e organização de uma escola do ensino artístico especializado. Como ex-aluna tanto da instituição como do professor em particular, foi interessante observar os pontos fortes (e os menos) da atmosfera do Instituto Gregoriano, bem como das metodologias utilizadas pelo professor cooperante, sobretudo após ter tido aulas com outros docentes. A secção final é uma reflexão sobre as aulas, tanto observadas como leccionadas, uma análise crítica levada a cabo sempre tendo em vista a melhoria pessoal e o enriquecimento do conhecimento de ferramentas pedagógicas.
- As influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: estudo exploratórioPublication . Ribeiro, Joana de Lurdes Moutinho; Bagulho, Joana SalvadorResumo I (Prática Pedagógica) - O presente trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira engloba a prática pedagógica e a segunda reúne todas as informações referentes ao projeto de investigação. Este trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. Na primeira parte são descritas todas as informações referentes ao Estágio de Ensino Especializado realizado pela mestranda, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), durante o ano letivo de 2019/2020. O referido estágio teve a orientação conjunta da docente orientadora, Carolina Coimbra, e da professora cooperante/titular, Ana Paula Miranda. Além disso, participaram, também, quatro alunas da classe de harpa da AMVP. A modalidade praticada foi a Mista, em Observação nos primeiro e terceiro períodos, e em Exercício, no segundo período. Para cada aula observada ou lecionada, a professora estagiária preencheu Planos de Aula ou Fichas de Observação. Foram, igualmente, criados Planos Anuais para cada aluna. As principais reflexões obtiveram-se através da observação direta, efetuada às estudantes que participaram no estágio, e das práticas educativas promovidas pelas docentes. Por outro lado, com base nas aulas ministradas, foi ainda possível refletir sobre algumas metodologias de ensino. Por fim, este documento demonstra como a aprendizagem é contínua, tanto para os alunos, como para os professores.
- Tocar, doer, pensar: os efeitos da técnica Alexander em estudantes de música com dores crónicas relacionadas com a performancePublication . Juncadella, Carme Mampel; Soares, Pedro Couto; Bagulho, Joana SalvadorResumo I - A parte inicial deste trabalho consiste no relatório de estágio realizado no âmbito do programa de Mestrado em Ensino de Música. Este estágio foi dividido em duas etapas. A primeira ocorreu na Escola Artística do Conservatório Nacional, em regime de observação, com a professora cooperante Cândida Matos, no período de setembro a janeiro de 2022. A segunda etapa correspondeu ao período entre janeiro e junho de 2023, em regime docente como professora substituta no Conservatório de Música de Loulé, tendo a coordenadora pedagógica Ana Figueiras como professora cooperante. No primeiro período, foram observadas três aulas por semana, sendo as turmas compostas por alunas de iniciação, 5º e 12º anos, respetivamente. Por questões logísticas, ministrei cinco aulas neste período (duas para a aluna de iniciação, duas para a aluna do 5º ano e uma para a aluna do 12º ano), as quais foram relatadas nos planos de aula, enquanto as outras foram registadas em fichas de observação. Nos segundo e terceiro períodos, exerci atividade docente no Conservatório de Música de Loulé, como professora substituta, lecionando para sete alunos de cravo. Para este relatório de estágio, selecionei três alunos: uma aluna do 1º grau, um aluno do 4º grau e um aluno do 7º grau. Foi especialmente interessante trabalhar numa escola pública e aprender a lidar com a carga burocrática que esta envolve, em comparação com escolas privadas que já conhecia. Nessa escola, consegui integrar-me na comunidade educativa com a ajuda dos outros professores. Ao mesmo tempo, pude exercer a minha autonomia, sempre respeitando o programa aprovado pela comissão pedagógica. A professora que substituí deixou instruções detalhadas de repertório para cada aluno, as quais segui fielmente. Também adicionei nas aulas alguns exercícios criados especialmente para a preparação de determinadas obras, bem como momentos de improvisação.