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- Tocar, doer, pensar: os efeitos da técnica Alexander em estudantes de música com dores crónicas relacionadas com a performancePublication . Juncadella, Carme Mampel; Soares, Pedro Couto; Bagulho, Joana SalvadorResumo I - A parte inicial deste trabalho consiste no relatório de estágio realizado no âmbito do programa de Mestrado em Ensino de Música. Este estágio foi dividido em duas etapas. A primeira ocorreu na Escola Artística do Conservatório Nacional, em regime de observação, com a professora cooperante Cândida Matos, no período de setembro a janeiro de 2022. A segunda etapa correspondeu ao período entre janeiro e junho de 2023, em regime docente como professora substituta no Conservatório de Música de Loulé, tendo a coordenadora pedagógica Ana Figueiras como professora cooperante. No primeiro período, foram observadas três aulas por semana, sendo as turmas compostas por alunas de iniciação, 5º e 12º anos, respetivamente. Por questões logísticas, ministrei cinco aulas neste período (duas para a aluna de iniciação, duas para a aluna do 5º ano e uma para a aluna do 12º ano), as quais foram relatadas nos planos de aula, enquanto as outras foram registadas em fichas de observação. Nos segundo e terceiro períodos, exerci atividade docente no Conservatório de Música de Loulé, como professora substituta, lecionando para sete alunos de cravo. Para este relatório de estágio, selecionei três alunos: uma aluna do 1º grau, um aluno do 4º grau e um aluno do 7º grau. Foi especialmente interessante trabalhar numa escola pública e aprender a lidar com a carga burocrática que esta envolve, em comparação com escolas privadas que já conhecia. Nessa escola, consegui integrar-me na comunidade educativa com a ajuda dos outros professores. Ao mesmo tempo, pude exercer a minha autonomia, sempre respeitando o programa aprovado pela comissão pedagógica. A professora que substituí deixou instruções detalhadas de repertório para cada aluno, as quais segui fielmente. Também adicionei nas aulas alguns exercícios criados especialmente para a preparação de determinadas obras, bem como momentos de improvisação.
- Processo de criação coreográfica #mulheresPublication . Mestre, Joana; Ramos de Barros, MariaO projeto #Mulheres, surge no contexto do curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança, desenvolvido durante o segundo ano do curso. Trata-se de um projeto de dança e tem como objetivo explorar a temática da 'Mulher' num contexto coreográfico. Neste projeto, a criadora tem como objetivo desenvolver uma peça coreográfica que explora o tema da 'Mulher' em colaboração com intérpretes profissionais. O processo criativo é iniciado pela exploração das biografias das intérpretes (história familiar, a educação recebida, qual o contexto sócio-cultural) para promover o autoconhecimento sobre o seu próprio percurso enquanto mulher na sociedade contemporânea. A metodologia utilizada para criar movimento envolve explorar o tema a partir do questionamento (por exemplo, o que é ser filha, o que é ser mãe, o que representa o estado civil), o que leva a um maior entendimento sobre a experiência de ser mulher e, consequentemente, contribui para a criação dos conteúdos de movimento e da dramaturgia da peça. O conjunto das questões e o seu caráter de reflexão servem durante o processo criativo para criar movimento, estados físicos e emocionais, e as personagens da peça. Além da sua natureza artística, #Mulheres procura envolver o público numa reflexão sobre a ‘Mulher’ provocando-lhe questões (possivelmente as mesmas questões que foram colocadas às intérpretes durante o processo de criação) e discussões sobre o que é ser mulher, qual o seu papel, as suas angústias e desafios, a sua ancestralidade e como se posiciona hoje na sociedade.