Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/8646
Título: Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente
Autor: Silva, Maria João
Caseiro, Ana
Rodrigues, Margarida
Valente, Bianor
Melo, Nuno
Almeida, António
Nunes, Clarisse
Palavras-chave: Sensores
Formação docente
Saúde ambiental
Som
Qualidade do ar
Sensors
Teacher education
Environmental health
Sound
Air quality.
Data: Jan-2018
Citação: Silva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2018). Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente. Revista Iberoamericana de Informática Educativa, 27(1), 30-42. ISSN: 1699-4574
Resumo: A investigação apresentada neste artigo desenvolveu um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a exploração da saúde ambiental na formação docente, utilizando eco-sensores em diversos espaços interiores e exteriores à escola. Os referidos cenários centram-se em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar, especificamente a concentração de dióxido de carbono no ar. A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar práticas pluridisciplinares de utilização dos sensores em saúde ambiental na formação docente inicial e perspetivar práticas dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças, para eco-inovarem em saúde ambiental.
This research developed a set of multidisciplinary learning scenarios to promote the exploration of environmental health in teacher education, using eco-sensors indoors and outdoors. These scenarios focus on several dimensions of schools' environmental health, such as sound and air quality, specifically the concentration of carbon dioxide in the air. The evaluation of the use of sensors to explore these dimensions of the schools’ environmental health made it possible to validate multidisciplinary practices of the use of sensors in environmental health in initial teacher training, and to foresee teachers' practices to empower children to eco-innovate in environmental health.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/8646
ISSN: 1699-4574
Versão do Editor: http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
306-1169-1-PB (2).pdf568,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.