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A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo de Meio

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Relatório Final_Susana Alves_2019043.pdf4.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivos, por um lado, a exposição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção, e avaliação pedagógica – no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por outro, a apresentação de um estudo de investigação, que constituirá a segunda parte. O projeto de intervenção: “A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo do Meio” teve como objetivo averiguar até que ponto a realização de atividades práticas em Estudo do Meio influenciava a motivação das crianças bem como o seu conhecimento substantivo e processual. Adotei uma metodologia de natureza qualitativa, com uma abordagem interpretativa. As crianças realizaram um conjunto de oito atividades práticas, algumas durando mais do que um dia, que tiveram um grau de abertura entre o fechado e o entreaberto, segundo uma escala que utilizei. As atividades foram essencialmente de cariz não experimental (práticas) com a exceção de duas que são atividades práticas laboratoriais. Pude verificar que as crianças desenvolveram um pouco a sua autonomia na realização das atividades, assim como a destreza com que manuseavam o material. A motivação foi o fator que sofreu um impacto maior com o desenvolvimento destas atividades.
ABSTRACT This report was carried out within the scope of the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching II, of the master's degree in Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. Its objective is, on the one hand, the analytical and reflective exposition of a period of observation, intervention, and pedagogical assessment - in the context of the 1st Cycle of Basic Education and, on the other hand, the presentation of a research study, which will constitute the second part of the report. The project, "The importance of practical activities as promoters of learning in Study of the Milieu," aimed to investigate to what extent carrying out practical activities in the Study of the Milieu influenced the children's motivation as well as their substantive and procedural knowledge. I adopted a methodology of a qualitative nature with an interpretive approach. The children performed a set of eight practical activities, some lasting more than a day, which had a degree of openness between closed and semi-open, according to a scale I used. The activities were essentially non-experimental, except for two. I could see that the children developed autonomy in carrying out the activities and the skill they handled the material. Motivation was the factor that suffered the most significant impact upon the development of these activities.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Atividades práticas Ensino das ciências Estudo do meio Motivação 1.º ciclo do ensino básico Practical activities Motivation Study of the milieu 1º cycle of basic education Science teaching

Citation

Alves, S. M. C. (2021). A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo de Meio (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14581

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