Repository logo
 
Publication

A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo de Meio

dc.contributor.advisorMaurício, Paulopt_PT
dc.contributor.authorAlves, Susana Maria da Costa
dc.date.accessioned2022-04-21T12:24:36Z
dc.date.available2022-04-21T12:24:36Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivos, por um lado, a exposição analítica e reflexiva de um período de observação, intervenção, e avaliação pedagógica – no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por outro, a apresentação de um estudo de investigação, que constituirá a segunda parte. O projeto de intervenção: “A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo do Meio” teve como objetivo averiguar até que ponto a realização de atividades práticas em Estudo do Meio influenciava a motivação das crianças bem como o seu conhecimento substantivo e processual. Adotei uma metodologia de natureza qualitativa, com uma abordagem interpretativa. As crianças realizaram um conjunto de oito atividades práticas, algumas durando mais do que um dia, que tiveram um grau de abertura entre o fechado e o entreaberto, segundo uma escala que utilizei. As atividades foram essencialmente de cariz não experimental (práticas) com a exceção de duas que são atividades práticas laboratoriais. Pude verificar que as crianças desenvolveram um pouco a sua autonomia na realização das atividades, assim como a destreza com que manuseavam o material. A motivação foi o fator que sofreu um impacto maior com o desenvolvimento destas atividades.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report was carried out within the scope of the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching II, of the master's degree in Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. Its objective is, on the one hand, the analytical and reflective exposition of a period of observation, intervention, and pedagogical assessment - in the context of the 1st Cycle of Basic Education and, on the other hand, the presentation of a research study, which will constitute the second part of the report. The project, "The importance of practical activities as promoters of learning in Study of the Milieu," aimed to investigate to what extent carrying out practical activities in the Study of the Milieu influenced the children's motivation as well as their substantive and procedural knowledge. I adopted a methodology of a qualitative nature with an interpretive approach. The children performed a set of eight practical activities, some lasting more than a day, which had a degree of openness between closed and semi-open, according to a scale I used. The activities were essentially non-experimental, except for two. I could see that the children developed autonomy in carrying out the activities and the skill they handled the material. Motivation was the factor that suffered the most significant impact upon the development of these activities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlves, S. M. C. (2021). A importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo de Meio (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14581pt_PT
dc.identifier.tid202937801
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14581
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectStudy of the milieupt_PT
dc.subject1º cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.titleA importância das atividades práticas como promotoras de aprendizagens em Estudo de Meiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final_Susana Alves_2019043.pdf
Size:
4.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format