Repository logo
 
Publication

"As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorMiranda, Armanda Manuela Martins de Sousa Lopes
dc.date.accessioned2021-02-12T10:58:34Z
dc.date.available2021-02-12T10:58:34Z
dc.date.issued2020-06-23
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e pretende abordar de forma reflexiva a prática levada a cabo ao longo do período de estágio, evidenciando as aprendizagens feitas e as intenções concretizadas, em contexto de Jardim de infância, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. É ainda apresentada uma pequena investigação, sobretudo de natureza qualitativa, que dá nome ao relatório, “As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte”. A investigação emergiu de um interesse manifestado pelas crianças, observado durante a PPS II. A metodologia utilizada inclui a investigação-ação, para dar resposta a duas questões: - Promover procedimentos experimentais através de estórias; - Identificar as aprendizagens através das estórias e experiências efetuadas. Durante toda a prática tive a possibilidade de desenvolver uma miscelânea de atividades, tencionando, tanto quanto possível, ir ao encontro do interesse das crianças e conseguir alcançar as intenções junto daquelas, das suas famílias e também da equipa educativa. Importa referir também a importância de todas as aprendizagens efetuadas junto da educadora cooperante. Concretamente acerca da investigação-ação, os resultados apresentados indicam uma orientação no sentido de se pensar que o uso de estórias possibilita a realização de aprendizagens na área das ciências experimentais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice II of the 2nd. year of the Master's course in Pre-school Education and aims to reflect on the practice carried out during the internship period, highlighting the lessons learned and the intentions achieved, in the context of kindergarten, with a group of twenty-four children aged between 3 years and 6 years. A research, mainly qualitative is also conveyed which gives the report its name, “Experimental sciences in kindergarten: stories as a support”. The research emerged from an interest expressed by the children observed during PPS II. The methodology used included action-research, to answer two questions: - Promote experimental procedures through stories; - Identify the learning through the stories and experiences made. Throughout the practice, I had the possibility to develop a mix of activities, that, as much as possible, met the interests of children and achieve the intentions with the children, their families and also the educational team. It is also important to mention the importance of all the lessons learned from the cooperating kindergarten teacher. Specifically, the results in the action-research methodology presented, demonstrated clues that supports the evidence that the use of stories enables learning in the field of experimental sciences.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMiranda, A. M. M. (2019). "As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte" (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12832pt_PT
dc.identifier.issn202628531
dc.identifier.tid202628531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12832
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectCiências Experimentaispt_PT
dc.subjectEstóriaspt_PT
dc.subjectExperimental sciencespt_PT
dc.subjectStoriespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.title"As ciências experimentais no jardim de infância: as estórias como suporte"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final PPS II - Armanda Miranda nº 2018015.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format