Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fontes iconográficas: um recurso para uma prática integrada no ensino da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final-Margarida Canas_vf.pdf6.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como finalidade principal articular investigação, reflexão crítica e intervenção pedagógica em contextos educativos diversificados, procurando compreender de que forma práticas diferenciadas podem potenciar aprendizagens mais significativas. A intervenção decorreu em dois ciclos de ensino distintos, sendo o 2.º ciclo marcado por grande diversidade cultural e desafios pedagógicos que exigiram estratégias inovadoras e centradas na participação ativa dos alunos. Paralelamente, foi desenvolvido um estudo investigativo subordinado à problemática: “De que forma podem as fontes iconográficas constituir-se como recursos didáticos promotores de aprendizagens significativas e integradas em História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico?”. Este estudo teve como objetivos: analisar de que modo as fontes iconográficas promovem o ensino articulado da História e Geografia de Portugal; compreender o seu papel no desenvolvimento de competências histórico-geográficas; e refletir sobre a mobilização destes recursos no âmbito de uma prática integrada e crítica. A investigação, de natureza mista, recorreu à observação participante, análise documental, aplicação de grelhas e recolha de produções dos alunos. Os resultados evidenciam que a utilização sistemática de fontes visuais se revelou um recurso didático promotor da motivação, da autonomia e do desenvolvimento do pensamento crítico, contribuindo para uma aprendizagem mais contextualizada e interdisciplinar. Esta experiência reforçou a importância de uma prática docente intencional, reflexiva e sensível à diversidade, capaz de articular investigação e intervenção para promover o sucesso educativo e a formação integral dos alunos.
This Supervised Teaching Practice Report is part of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and for Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The main objective of this work was to articulate research, critical reflection, and pedagogical intervention in diverse educational contexts, aiming to understand how differentiated practices can enhance more meaningful learning experiences. The intervention took place across two different educational cycles, with the 2nd cycle characterized by significant cultural diversity and pedagogical challenges that demanded innovative strategies focused on active student participation. Simultaneously, an investigative study was developed under the research question: “Does the use of iconographic sources contribute to an integrated curricular practice between History and Geography in the 2nd Cycle of Basic Education?” This study aimed to: analyze how iconographic sources promote the articulated teaching of History and Geography of Portugal; understand their role in the development of historical and geographical competencies; and reflect on the use of such resources within an integrated and critical teaching practice. The mixed-method research drew upon participant observation, document analysis, the application of analytical grids, and the collection of students’ work. The results highlight that the systematic use of visual sources proved to be a didactic resource that fostered motivation, autonomy, and the development of critical thinking, contributing to a more contextualized and interdisciplinary learning process. This experience reinforced the importance of intentional, reflective, and diversitysensitive teaching practices, capable of integrating research and intervention to promote educational success and the holistic development of students.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Fontes iconográficas 2.º Ciclo do ensino básico Integração curricular Cartografia Iconographic sources 2and Cicle basic education Curricular integration Cartography

Pedagogical Context

Citation

Canas, M. R. (2025). Fontes iconográficas: um recurso para uma prática integrada no ensino da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22242

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue