Repository logo
 
Publication

Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEB

dc.contributor.authorCampino, Diana
dc.contributor.authorG Dias, Alfredo
dc.date.accessioned2021-08-21T12:49:22Z
dc.date.available2021-08-21T12:49:22Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractCom este artigo pretende-se apresentar um projeto de investigação- ação desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o título Estudo do Meio: a construção de uma prática integradora. O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de integração curricular no 1.º CEB; e, (ii) evidenciar as competências que um professor deve mobilizar para promover um projeto desta natureza. Assim, neste texto, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação enquanto processo formativo do professor. O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The following article aims to present a project of action-research developed in 2016/2017, that was the basis of a master thesis in Integrated Didactics in Portuguese Language, Mathematics, Natural and Social Sciences; with the title Social Environment Studies: the construction of an integrated practice. The project was put in practice in a 4th grade class of the 1st cycle in Basic Education (CEB), aiming: (i) experience the construction, implementation and evaluation of a curricular integrated project in the 1st CEB; (ii) show the competences that a teacher should mobilize to promote a project with this nature. Therefore, in this text, it will be present: (i) the goals; (ii) the strategies adopted; (iii) learning evaluation; and (iv) the potentialities from an action-research in the teacher training process. The study shows: (i) Social Environment potentialities, as a disciplinary field integrated and integrative in the 1st CEB curriculum; ii) the importance of integrating curricular practices, namely the competences that may be developed in the students; (iii) the importance of students participation, taking active part in the learning process construction; and (iv) the role of action-research as a formative methodology for a teacher to develop critical thinking, aiming to introduce changes in his practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCampino, D., Dias, A. G. (2021) Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEB. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 103-131) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.152pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.152pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-16-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13653
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/E-book%20Tempumspacio_21_vf2_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjectAtividades investigativaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectCurricular integrationpt_PT
dc.subjectSocial environmentpt_PT
dc.subjectResearch activitiespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleEstudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage131pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleTempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos IIpt_PT
person.familyNameGomes Dias
person.givenNameAlfredo
person.identifier.ciencia-idDA1C-B0CA-8A5B
person.identifier.orcid0000-0001-6500-844X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
103_Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEBE-book Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf
Size:
805.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format