dc.contributor.author | Campino, Diana | |
dc.contributor.author | G Dias, Alfredo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-21T12:49:22Z | |
dc.date.available | 2021-08-21T12:49:22Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Com este artigo pretende-se apresentar um projeto de investigação- ação desenvolvido no ano letivo de 2016/2017 e que deu origem a uma dissertação do Curso de Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, com o título Estudo do Meio: a construção de uma prática integradora. O projeto foi implementado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo subjacente duas finalidades: (i) ensaiar a conceção, implementação e avaliação de um projeto de integração curricular no 1.º CEB; e, (ii) evidenciar as competências que um professor deve mobilizar para promover um projeto desta natureza. Assim, neste texto, serão apresentados (i) os objetivos definidos; (ii) as estratégias adotadas; (iii) a avaliação das aprendizagens; e, (iv) as potencialidades da investigação-ação enquanto processo formativo do professor. O estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens; e, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract The following article aims to present a project of action-research developed in 2016/2017, that was the basis of a master thesis in Integrated Didactics in Portuguese Language, Mathematics, Natural and Social Sciences; with the title Social Environment Studies: the construction of an integrated practice. The project was put in practice in a 4th grade class of the 1st cycle in Basic Education (CEB), aiming: (i) experience the construction, implementation and evaluation of a curricular integrated project in the 1st CEB; (ii) show the competences that a teacher should mobilize to promote a project with this nature. Therefore, in this text, it will be present: (i) the goals; (ii) the strategies adopted; (iii) learning evaluation; and (iv) the potentialities from an action-research in the teacher training process. The study shows: (i) Social Environment potentialities, as a disciplinary field integrated and integrative in the 1st CEB curriculum; ii) the importance of integrating curricular practices, namely the competences that may be developed in the students; (iii) the importance of students participation, taking active part in the learning process construction; and (iv) the role of action-research as a formative methodology for a teacher to develop critical thinking, aiming to introduce changes in his practices. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Campino, D., Dias, A. G. (2021) Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEB. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 103-131) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.152 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.152 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-16-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/13653 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/E-book%20Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Integração curricular | pt_PT |
dc.subject | Estudo do Meio | pt_PT |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Curricular integration | pt_PT |
dc.subject | Social environment | pt_PT |
dc.subject | Research activities | pt_PT |
dc.subject | Skills | pt_PT |
dc.title | Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 131 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.title | TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II | pt_PT |
person.familyName | Gomes Dias | |
person.givenName | Alfredo | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-B0CA-8A5B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6500-844X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 103_Estudo do meio e práticas de integração curricular no 1.º CEBE-book Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf
- Size:
- 805.21 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format