Publication
À descoberta da escrita em idade pré-escolar
dc.contributor.advisor | Rosa, Manuela | pt_PT |
dc.contributor.author | Dias, Adriana Sofia Pinto | |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T14:03:09Z | |
dc.date.available | 2019-02-13T14:03:09Z | |
dc.date.issued | 2018-07-19 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | A aprendizagem da linguagem escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo do ensino básico e trata-se de uma aprendizagem não formal. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que deem resposta a esta problemática, através de um conjunto de estratégias que enriquecem os ambientes educativos ao nível de materiais de escrita e de práticas promotoras do desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a funcionalidade e convenções da linguagem escrita e do prazer e motivação para ler e escrever. Numa primeira fase, avaliou-se o ambiente educativo no que refere à existência e qualidade de materiais de escrita e de escritos, bem como às necessidades do grupo em relação a esta problemática. Numa segunda fase, foram implementadas diversas estratégias em que as suas dinâmicas centraram- se na compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita e no aumento do prazer e motivação para ler e escrever. Após esta intervenção, os resultados revelam um aumento de aprendizagens por parte das crianças do grupo relativamente à linguagem escrita. O estudo realizado indica que a organização de um ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potencia as aprendizagens do grupo. Para além disso, também as estratégias implementadas como resposta às necessidades do grupo no que diz respeito à compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita, elevaram as competências das crianças o que se traduziu num aumento significativo do prazer e motivação para ler e escrever. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT The learning of written language begins well before entering the first cycle of basic education and it is non-formal learning. The present study aims to contribute to the development of strategies that respond to this problem, through a set of strategies that enrich the educational environments at the level of writing materials and practices promoting the development of learning related to language functionality and writing conventions and pleasure and motivation to read and write. In a first phase, the educational environment was evaluated regarding the availability and quality of writing and writing materials, as well as the needs of the group in relation to this issue. In a second phase, several strategies were implemented focused on comprehension of functionality and writing conventions and the increase of pleasure and motivation to read and write. After this intervention, the results reveal an increase of learning by the children of the group relative to written language. The study indicates that the organization of an educational environment rich in writing materials and writing, strengthens the group's learning. In addition, the strategies implemented in response to the needs of the group regarding the understanding of functionality and conventions of writing, raised the children's skills which translated into a significant increase in pleasure and motivation to read and write. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dias, A. S. P. (2018). À descoberta da escrita em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9490 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202026876 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9490 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Emergência da escrita | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Funcionalidade da escrita | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Early skills | pt_PT |
dc.subject | Educational environment | pt_PT |
dc.subject | Motivation | pt_PT |
dc.subject | Read | pt_PT |
dc.subject | Write | pt_PT |
dc.subject | Writing functionality | pt_PT |
dc.subject | Writing conventions | pt_PT |
dc.title | À descoberta da escrita em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: