Repository logo
 
Publication

Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens

dc.contributor.advisorRodrigues, Paulopt_PT
dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorHenriques, Carla Marina Neves Mourinho
dc.date.accessioned2019-02-20T10:04:47Z
dc.date.available2019-02-20T10:04:47Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractEste estudo decorre da experiência vivida durante três anos enquanto coordenadora do projeto artístico Clube Crescer, baseado em metodologias participativas, implementado na Escola EB 2,3 Ferreira de Castro, em Mem-Martins. Pretendemos compreender o contributo da ação desse projeto para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens quando envolvidos em processos participativos de criação e performance musical. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos gerais: (i) analisar as atitudes mais valorizadas pelas crianças e jovens aquando da sua participação nas atividades do Clube Crescer; (ii) compreender o potencial de um projeto artístico participativo ao nível do desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens envolvidos. A recolha de dados decorreu em duas etapas temporais distintas, considerando uma amostra de conveniência de entre as crianças que participaram no Clube Crescer. A primeira etapa decorreu imediatamente após o término do terceiro ano do Clube Crescer, tendo-se aplicado um questionário, com questões abertas e fechadas, a 61 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Procedeu-se, também, à realização de cinco entrevistas focus group, em que participaram 29 das crianças que tinham respondido ao questionário. A segunda etapa de recolha de dados decorreu cinco anos após o término do Clube Crescer, tendo sido realizadas duas entrevistas focus group a 13 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, os quais já tinham participado nas entrevistas focus group realizadas na primeira etapa. Para o tratamento da informação proveniente das entrevistas focus group, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo, recorrendo-se à ferramenta informática MAXQDA12. As respostas ao questionário e os resultados da codificação das entrevistas foram considerados em valores totais de frequência e em valores de distribuição percentual. Concluiu-se que as crianças que participaram no Clube Crescer reconheceram um conjunto diversificado de benefícios relacionados com este projeto, quer em termos de desenvolvimento pessoal e social, quer em termos estéticos e artísticos. Concluiu-se, também, que as estratégias inerentes aos processos participativos implementadas no Clube Crescer permitiram, por um lado, consolidar laços de amizade e aumentar a rede social das crianças e, por outro, potenciar aspetos fundamentais para a vivência democrática em sociedade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This study stems from the experience of three years as coordinator of the Clube Crescer artistic project, based on participatory methodologies, implemented at the Escola EB 2,3 Ferreira de Castro in Mem Martins. We intend to understand the contribution of the action of this project to the personal and social development of children and young people involved in participatory processes of creation and musical performance. In this sense, the study had as main objectives: (i) to analyse the attitudes most valued by children and young people when participating in the activities of Clube Crescer; (ii) to understand the potential of a participatory artistic project in the personal and social development of the children and young people involved. The data collection took place in two distinct temporal stages, considering a sample of convenience among the children who participated in the Clube Crescer. The first stage took place immediately after the end of the third year of the Clube Crescer, and a questionnaire, with open and closed questions, was applied to 61 children aged between 10 and 16 years old. There were also five focus group interviews, in which 29 of the children who had answered the questionnaire participated. The second stage of data collection took place five years after the conclusion of the Clube Crescer, with two focus group interviews being carried out on 13 children and young people aged between 17 and 19 years old, who had already participated in the focus group interviews performed in the first stage. For the treatment of the information coming from focus group interviews, content analysis techniques were used, using the computer tool MAXQDA12. The answers to the questionnaire and the results of the coding of the interviews were considered in total frequency values and in percentage distribution values. It was concluded that the children who participated in the Clube Crescer recognized a diverse set of benefits related to this project, both in terms of personal and social development, and in aesthetic and artistic terms. It was also concluded that the strategies inherent in participatory processes implemented in Clube Crescer allowed, on the one hand, to consolidate ties of friendship and increase the social network of children and, on the other hand, to promote fundamental aspects for democratic living in society.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationHenriques, C. M. N. (2018). Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9532pt_PT
dc.identifier.tid202105954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9532
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação não-formalpt_PT
dc.subjectMetodologias participativaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e socialpt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectNon formal educationpt_PT
dc.subjectParticipatory methodologiespt_PT
dc.subjectPersonal and social developmentpt_PT
dc.titleClube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Marina_VF_ 6.12.18.pdf
Size:
4.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: