Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-20"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Comporta segmento : estudo e verificaçãoPublication . Baptista, João Duarte Galhardo; Costa, Jorge Mendonça eÉ um objetivo estratégico identificar e definir prioridades para os investimentos a realizar em aproveitamentos hidroelétricos, contribuindo assim para o cumprimento do objetivo estabelecido oficialmente em termos de produção de energia com origem em fontes renováveis, redução da dependência energética nacional e redução das emissões de CO2 [1]. Um dos propósitos dos programas de investimento é a beneficiação dos equipamentos hidromecânicos, nomeadamente das comportas. A verificação dos equipamentos pode compreender o aumento do nível de cota da albufeira para um reforço de potência das barragens, novos equipamentos para novas barragens e novos equipamentos de acordo com novas funções definidas em barragens já existentes. O presente documento serve de comparação entre os níveis de tensões verificados para uma comporta segmento de superfície, para os casos de carga de projeto e para os casos de carga futuros, desencadeados pelo funcionamento do próprio equipamento e pela sua inerente utilização ou por montagens fora dos planos teóricos para qual o equipamento foi inicialmente projetado.
- Plano de negócios para aplicação móvel ao vivo e a coresPublication . Oliveira, Abel Ricardo Lisboa; Barradas, RicardoNos anos 80, altura em que foi disponibilizado o primeiro telemóvel, a sociedade estava longe de imaginar de como esta tecnologia viria a evoluir e a mudar significativamente a vidas das pessoas. Os smartphones e as aplicações móveis são, nos dias de hoje, parte integrante e fundamental para o funcionamento de uma sociedade cada vez mais dependente do seu uso, que é tão frequente e intensivo que é muito raro conhecermos uma pessoa que não tenha um smartphone. Paralelamente, a tecnologia de Realidade Aumentada foi evoluindo, mas de uma forma muito mais lenta. Até que, nos últimos anos, cruzou o seu caminho com os smartphones, que, com a sua vasta massificação na população e com a evolução das suas capacidades de processamento, se tornaram na habitat ideal para a Realidade Aumentada. O presente trabalho pretende desenvolver uma estrutura conceptual de uma aplicação móvel que tem como foco principal a decoração de interiores e utiliza a Realidade Aumentada de forma a responder à necessidade que as pessoas têm de poderem observar como certa cor ficaria numa determinada superfície. É uma aplicação que vai permitir aos utilizadores efetuarem simulações de cor em tempo real a partir dos seus smartphones. Pretende-se com este projeto, desenvolver um plano de negócios que estude e viabilize o lançamento da aplicação móvel no mercado de forma sustentável.
- Projeto de conceito e estrutura de um website para a Biblioteca Municipal do BarreiroPublication . Correia, Sofia Aguiar; Machado, Ana TeresaO canal digital tem vindo a alcançar, progressivamente, maior relevância tanto na vida dos clientes/utentes, como na relação das empresas/instituições com o seu público-alvo. Aos clientes/utentes, o canal digital permite o acesso à informação a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer device. Às empresas/instituições, o canal digital amplia os meios de atendimento aos clientes/utentes, permitindo-lhes assim ter uma maior abrangência, algo que apenas o canal offline não permitia. Enquanto instituição prestadora de serviços culturais, a biblioteca municipal do Barreiro é a única biblioteca da cidade, onde existem 12 Agrupamentos de Escola, e não possui ainda o canal digital para dar resposta ao targets mais jovens que utilizam com mais frequência a biblioteca e não dispensam do canal digital para criar uma relação (do Barreiro, s.d.). É importante realçar, igualmente, que o número de escolas com ensino básico e secundário é relevante, mas também o facto de o Barreiro ter um número considerável de jovens que estudam nas faculdades de Lisboa e Setúbal e que utilizam a biblioteca como o seu local de estudo. Posto isto, o objetivo deste projeto é desenvolver o conceito e estrutura do website para a biblioteca municipal do Barreiro, descrevendo a construção do canal digital da biblioteca, caracterizando a relação da mesma com os seus clientes/utentes e criando uma mais-valia na forma como os clientes utilizam este serviço.
- Estudo da geração de energia elétrica proveniente da utilização de uma máquina de ginásioPublication . Lourenço, André Filipe Fialho; Rodrigues, Filipe MartinsEm Portugal, diariamente, milhares de pessoas frequentam ginásios com a finalidade de praticar exercícios físicos. Os utilizadores ingerem alimentos, ou seja, energia, e despendem-na em máquinas de ginásios praticando exercícios físicos, sendo essa energia desperdiçada e com potencial de ser recuperável. Paralelamente, a situação atual do planeta exige que todas as oportunidades de recuperação de energia sejam equacionadas, para que se cumpram as metas estabelecidas pelo acordo de Paris (COP 21), fazendo face às alterações climáticas que já enfrentamos. A nossa sociedade cada vez é mais dependente de energia para o quotidiano, o objetivo desta dissertação consiste em verificar a viabilidade da implementação de um sistema de recuperação da energia cinética dissipada numa máquina de ginásio. O utilizador da máquina de ginásio, ao efetuar o seu exercício físico levanta os pesos e os cabos acionam o gerador incorporado na polia. Por sua vez, o gerador irá transformar a energia mecânica em energia elétrica aos seus terminais. Essa energia elétrica será utilizada como autoconsumo na rede elétrica do ginásio. Uma vez que o potencial gerador não será superior ao consumo instantâneo do ginásio, não existe necessidade de armazenar essa energia elétrica, pois seria mais um custo para incrementar ao sistema. Foi realizada uma visita a uma fábrica de bicicletas elétricas, a Miralago, com a finalidade de conhecer a tecnologia utilizada nesse sistema. Nessa visita, fiquei a conhecer o motor de cubo, que é adequado para substituir numa polia de uma máquina de ginásio atual, de forma a recuperar a energia cinética e convertê-la para energia elétrica. Abordou-se também de uma forma simplificada, quais seriam os custos de implementação do sistema, prevendo quais seriam os equipamentos necessários para que o sistema pudesse através da energia cinética, gerar energia elétrica. Foram efetuadas medições numa máquina de ginásio, de forma a poder quantificar a energia desperdiçada numa máquina real, com um utilizador, onde foi possível medir a velocidade de rotação com recurso a um equipamento de medição denominado de tacómetro. Obteve-se dados de tempo e velocidade de rotação que foram a base do trabalho desenvolvido, tornando possível prever qual a quantidade de energia elétrica produzida e mediante os pressupostos estabelecidos. Assim verifica-se que a potência média difere entre as duas máquinas estudadas, sendo mais favorável a máquina Puxador Vertical, com uma potência média para duas máquinas de 232 W, considerando 1.413 horas de utilização efetiva, o período de retorno do investimento realizado é cerca de 12 anos. Estes valores foram obtidos, convertendo uma máquina atual, adquirindo peças apenas para adaptar duas máquinas, e poderá tornar-se mais atrativo caso os fabricantes incluam este sistema nas máquinas já comercializadas, produzindo em escala. Devido à máquina elétrica utilizada apenas gerar energia em dois sentidos, foi necessário equipar cada máquina com dois geradores, de forma a captar a energia cinética do movimento ascendente e descendente, aumentando a energia recuperada, mas também o custo no investimento. Caso se encontre uma forma de reduzir o número de geradores de dois para um por máquina, mantendo a energia gerada, o período de retorno do investimento irá diminuir significativamente.
- O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticasPublication . Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes; Gonçalves, CarolinaA melhoria da qualidade de ensino da linguagem escrita tem sido um ponto fundamental na política educacional de uma grande parte dos países. Deste fator, resulta que os professores se têm tornado numa questão de especial destaque no que diz respeito às práticas que implementam em sala de aula. Importa por isso entender de que forma os professores articulam as suas crenças com as suas práticas na sala de aula Gaitas e Martins (2009). O presente estudo procura analisar os métodos e as conceções dos professores do 1.º CEB, no que diz respeito ao ensino da escrita, procurando: (i) conhecer o nível de investimento dos professores no enriquecimento e atualização da sua formação base na área do português; ii) identificar as suas crenças relativamente ao ensino da escrita na área do Português, (iii) relacionar as crenças com as suas práticas, de acordo com duas perspetivas: perspetiva social versus perspetiva tradicional; e (iv) comparar o método enunciado com as práticas observadas. Para tal, realizou-se um estudo de natureza exploratória, inserido no paradigma interpretativo, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a uma amostra de quatro docentes de quatro turmas de 1.º CEB, do 1.º ao 4.º ano, pertencentes a um agrupamento de escolas do concelho de Cascais. Os dados foram recolhidos ao longo do ano letivo 2017/2018 através das técnicas de inquérito por questionário e observação direta para certificação dos dados. À semelhança do referido por Fang (1996), concluiu-se que nem sempre crenças dos professores correspondem às suas práticas.
- Veículo de distribuição inteligentePublication . Madureira, Tiago Miguel dos Santos; Calado, João Manuel Ferreira; Carreira, Fernando Paulo Neves da Fonseca Cardoso; Sabino, João Davide FranciscoA logística assiste atualmente a uma evolução da tecnologia na produção e distribuição de bens de consumo, com foco significativo na segurança, eficácia e qualidade. Para a distribuição destes bens recorre-se maioritariamente à circulação rodoviária, sendo para o efeito dimensionados armazéns e veículos dotados de estruturas e tecnologias adequadas ao regime de desenvolvimento dos métodos de produção. Neste trabalho desenvolve-se o conceito de um sistema para um veículo pesado chassis-cabine para distribuição de mercadorias alimentares porta-a-porta. O conceito desenvolvido permite efetuar, de forma automatizada, a carga e descarga, sem ser necessária a intervenção direta do operador, requerendo apenas supervisão da operação. Tem como objetivo maximizar a segurança do processo e reduzir tempos de distribuição. A partir da otimização do compartimento de carga e com o auxílio da tecnologia existente no mercado, é apresentado um conceito que permitir´a, de forma inteligente, o armazenamento e recolha de mercadoria. São efetuados estudos preliminares sobre a estrutura do equipamento com recurso a métodos analíticos e numéricos, para seleção de componentes estruturais de sistemas existentes no mercado. No âmbito do funcionamento do sistema autónomo foi selecionada a tipologia de sensores e atuadores. Um sistema flexível e autónomo que apresenta mais-valias para as empresas de distribuição na melhoria da qualidade do seu serviço.
- Plano de negócio para a comercialização de malas personalizadas online: MarianitasPublication . Canas, Mariana Raquel Cortez; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doVivemos numa época de revolução digital, e devido às inúmeras ofertas de mercado, os consumidores tornaram-se mais exigentes, pretendendo otimizar o seu tempo ao procurar por produtos personalizados que melhor satisfaçam as suas necessidades. A evolução das novas tecnologias permitiu desenvolver startups, que respondem de forma eficaz a essas exigências. O projeto seguidamente apresentado consiste, num plano de negócio para a implementação de uma marca portuguesa de malas personalizadas em couro, que comercializa online. A Marianitas através de uma plataforma de personalização, disponibiliza a escolha do modelo pré-definido, as cores e os acessórios, tudo inteiramente elaborado pelas clientes. A plataforma permite ainda acompanhar todo o processo de evolução da mala, à medida que a mesma é desenvolvida. Como? Através de um simulador, que em tempo real permite à consumidora verificar o aspeto final do produto, antes de efetuar cada compra. O presente plano de negócios, permitiu analisar a envolvente interna externa da empresa de modo a desenvolver uma estratégia adequada que visa ser implementada. Após a revisão literária da temática em estudo e a análise à realidade destinatária do projeto, avaliou-se a sua pertinência e viabilidade aplicando um inquérito por questionário quantitativo, partilhado nas redes sociais e por e-mail, a potenciais clientes da marca. Realizada e concluída a análise ao projeto, verifica-se que a empresa apresenta viabilidade financeira, muito embora revele durante o primeiro ano de atividade, algumas dificuldades na sua implementação. Situação semelhante à maioria das empresas. Contudo, face ao estudo financeiro, apresenta retorno de investimento após cinco anos de atividade.
- Plano de negócios: The Tee StudioPublication . Esteves, Francisca Meira; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doO objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um plano de negócio para a criação de uma nova marca de moda sustentável com o nome The Tee Studio. The Tee Studio é uma marca de moda, cujo principal produto são camisolas personalizadas com ilustrações bordadas à mão. A marca tem como grande característica diferenciadora os seus princípios de sustentabilidade, quer ecológica — os produtos são produzidos a partir de matérias sustentáveis — quer social — toda a produção, desde a matéria prima ao produto final é portuguesa, e o bordado é realizado por artesãs tradicionais vianenses, que neste projeto encontram uma oportunidade de trabalho que lhe permite manter viva a sua arte. A realização de um plano de negócios pretende comprovar a viabilidade de implementação da The Tee Studio no mercado, para tal, o mesmo comporta uma análise da envolvente da empresa, quer a nível externo quer a nível interno, a estratégia de implementação da marca no mercado e um plano financeiro. Foi levada a cabo uma investigação como forma de apoiar e sustentar o desenvolvimento do plano de negócios: um estudo de mercado, com o propósito de melhor compreender o segmento-alvo a atingir.
- Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do AlandroalPublication . Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doPortugal reúne condições edafo-climáticas (clima e solo) para a produção de vinhos com características e qualidades únicas reconhecidas mundialmente. Os vinhos por cá produzidos variam consoante as regiões e as castas. Existe uma imensa diversidade de castas genuinamente portuguesas. O vinho sempre teve um papel preponderante na economia portuguesa, as primeiras transações foram na primeira dinastia no reinado de D. Fernando. A região do Douro foi a primeira região demarcada por Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido por Marquês de Pombal em 1756. Esta indústria é marcada pela forte concorrência, é um mercado repleto de marcas, é também caracterizado pelo pouco know-how em Marketing das empresas em geral. Este trabalho de projeto pretende analisar o estado PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal no mercado nacional. Esta microempresa de carácter familiar, produtora de vinhos alentejanos, necessita de um novo rumo e encontrar novas soluções que possam revitalizar a marca. Para tal, este plano acumula uma revisão de literatura sobre os conceitos chave, reúne uma análise ao meio envolvente sobre a produção e consumo. Além disso, foi realizado um trabalho de recolha de informação através questionários aos consumidores deste tipo de produto, que permitiu assim suportar as estratégias tomadas para alavancar a marca e aumentar a sua notoriedade em Portugal.
- Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovensPublication . Henriques, Carla Marina Neves Mourinho; Rodrigues, Paulo; Hortas, Maria JoãoEste estudo decorre da experiência vivida durante três anos enquanto coordenadora do projeto artístico Clube Crescer, baseado em metodologias participativas, implementado na Escola EB 2,3 Ferreira de Castro, em Mem-Martins. Pretendemos compreender o contributo da ação desse projeto para o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens quando envolvidos em processos participativos de criação e performance musical. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos gerais: (i) analisar as atitudes mais valorizadas pelas crianças e jovens aquando da sua participação nas atividades do Clube Crescer; (ii) compreender o potencial de um projeto artístico participativo ao nível do desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens envolvidos. A recolha de dados decorreu em duas etapas temporais distintas, considerando uma amostra de conveniência de entre as crianças que participaram no Clube Crescer. A primeira etapa decorreu imediatamente após o término do terceiro ano do Clube Crescer, tendo-se aplicado um questionário, com questões abertas e fechadas, a 61 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Procedeu-se, também, à realização de cinco entrevistas focus group, em que participaram 29 das crianças que tinham respondido ao questionário. A segunda etapa de recolha de dados decorreu cinco anos após o término do Clube Crescer, tendo sido realizadas duas entrevistas focus group a 13 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, os quais já tinham participado nas entrevistas focus group realizadas na primeira etapa. Para o tratamento da informação proveniente das entrevistas focus group, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo, recorrendo-se à ferramenta informática MAXQDA12. As respostas ao questionário e os resultados da codificação das entrevistas foram considerados em valores totais de frequência e em valores de distribuição percentual. Concluiu-se que as crianças que participaram no Clube Crescer reconheceram um conjunto diversificado de benefícios relacionados com este projeto, quer em termos de desenvolvimento pessoal e social, quer em termos estéticos e artísticos. Concluiu-se, também, que as estratégias inerentes aos processos participativos implementadas no Clube Crescer permitiram, por um lado, consolidar laços de amizade e aumentar a rede social das crianças e, por outro, potenciar aspetos fundamentais para a vivência democrática em sociedade.