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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação, procurarei evidenciar que, através da criatividade e inovação, a
publicidade pode sensibilizar a opinião publica e entidades internacionais para questões
que envolviam as relaƧƵes sociais e a sua diversidade.
Por norma, para que o recetor crie uma imagem de si, a publicidade, enquanto
ampliador sociológico, apresenta ao destinatÔrio imagens positivas da vida e,
principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do próprio recetor. Ou
seja, os publicitƔrios, quando recorrem, entre outros instrumentos, aos diversos
atributos corporais, procuram, refletir as aspiraƧƵes sociais e tornar a publicidade num
espelho dos āsonhosā do consumidor.
Ora, tendo como exemplo a publicidade da Benetton dos anos 80 e 90, verificou-se que
a empresa usava imagens sem uma aparente relação com uma empresa produtora e
distribuidora de vestuƔrio:
⢠Imagens marcadas pela ausência de um texto
⢠Imagens que não apresentavam personagens sedutoras e/ou quadros de sonho,
não valorizavam os produtos, nem sequer sugerem a compra
⢠Algumas campanhas apresentavam imagens reais, anteriormente publicadas em
órgãos de informação
Ao colocar imagens reais fora do contexto jornalĆstico, a Benetton sabia que iriam
chocar, inquietar, incomodar, e revelar a nossa impotĆŖncia na sociedade.
Eram imagens que nos fizeram parar, reflectir, ao mesmo tempo que nos alertavam para
a nossa posição na sociedade.
Com o intuito de provocar e de romper com a formula discursiva da publicidade
tradicional, a Benetton colocava a sociedade a falar dos problemas sociais que a
publicidade revelava, simultaneamente que a Benetton transformou a publicidade em
notĆcia.
Description
Keywords
Publicidade Diversidade Benetton Causas sociais
Citation
VerĆssimo, J. (2006, maio). publicidade como veĆculo de diversidades. [Comunicação oral]. ConferĆŖncia Internacional āA forƧa da Diversidade nas Empresasā, Fundação Luso-Americana, Lisboa, Portugal.
Publisher
ACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Ćtnicas
FLAD - Fundação Luso-Americana
FLAD - Fundação Luso-Americana