Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A publicidade como veĆ­culo de diversidades

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta comunicação, procurarei evidenciar que, atravĆ©s da criatividade e inovação, a publicidade pode sensibilizar a opiniĆ£o publica e entidades internacionais para questƵes que envolviam as relaƧƵes sociais e a sua diversidade. Por norma, para que o recetor crie uma imagem de si, a publicidade, enquanto ampliador sociológico, apresenta ao destinatĆ”rio imagens positivas da vida e, principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do próprio recetor. Ou seja, os publicitĆ”rios, quando recorrem, entre outros instrumentos, aos diversos atributos corporais, procuram, refletir as aspiraƧƵes sociais e tornar a publicidade num espelho dos ā€œsonhosā€ do consumidor. Ora, tendo como exemplo a publicidade da Benetton dos anos 80 e 90, verificou-se que a empresa usava imagens sem uma aparente relação com uma empresa produtora e distribuidora de vestuĆ”rio: • Imagens marcadas pela ausĆŖncia de um texto • Imagens que nĆ£o apresentavam personagens sedutoras e/ou quadros de sonho, nĆ£o valorizavam os produtos, nem sequer sugerem a compra • Algumas campanhas apresentavam imagens reais, anteriormente publicadas em órgĆ£os de informação Ao colocar imagens reais fora do contexto jornalĆ­stico, a Benetton sabia que iriam chocar, inquietar, incomodar, e revelar a nossa impotĆŖncia na sociedade. Eram imagens que nos fizeram parar, reflectir, ao mesmo tempo que nos alertavam para a nossa posição na sociedade. Com o intuito de provocar e de romper com a formula discursiva da publicidade tradicional, a Benetton colocava a sociedade a falar dos problemas sociais que a publicidade revelava, simultaneamente que a Benetton transformou a publicidade em notĆ­cia.

Description

Keywords

Publicidade Diversidade Benetton Causas sociais

Citation

VerĆ­ssimo, J. (2006, maio). publicidade como veĆ­culo de diversidades. [Comunicação oral]. ConferĆŖncia Internacional ā€œA forƧa da Diversidade nas Empresasā€, Fundação Luso-Americana, Lisboa, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Ɖtnicas
FLAD - Fundação Luso-Americana