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A publicidade como veĆ­culo de diversidades

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-02-25T12:44:00Z
dc.date.available2021-02-25T12:44:00Z
dc.date.issued2006-05
dc.description.abstractNesta comunicação, procurarei evidenciar que, atravĆ©s da criatividade e inovação, a publicidade pode sensibilizar a opiniĆ£o publica e entidades internacionais para questƵes que envolviam as relaƧƵes sociais e a sua diversidade. Por norma, para que o recetor crie uma imagem de si, a publicidade, enquanto ampliador sociológico, apresenta ao destinatĆ”rio imagens positivas da vida e, principalmente, de modelos ideais que funcionam como reflexo do próprio recetor. Ou seja, os publicitĆ”rios, quando recorrem, entre outros instrumentos, aos diversos atributos corporais, procuram, refletir as aspiraƧƵes sociais e tornar a publicidade num espelho dos ā€œsonhosā€ do consumidor. Ora, tendo como exemplo a publicidade da Benetton dos anos 80 e 90, verificou-se que a empresa usava imagens sem uma aparente relação com uma empresa produtora e distribuidora de vestuĆ”rio: • Imagens marcadas pela ausĆŖncia de um texto • Imagens que nĆ£o apresentavam personagens sedutoras e/ou quadros de sonho, nĆ£o valorizavam os produtos, nem sequer sugerem a compra • Algumas campanhas apresentavam imagens reais, anteriormente publicadas em órgĆ£os de informação Ao colocar imagens reais fora do contexto jornalĆ­stico, a Benetton sabia que iriam chocar, inquietar, incomodar, e revelar a nossa impotĆŖncia na sociedade. Eram imagens que nos fizeram parar, reflectir, ao mesmo tempo que nos alertavam para a nossa posição na sociedade. Com o intuito de provocar e de romper com a formula discursiva da publicidade tradicional, a Benetton colocava a sociedade a falar dos problemas sociais que a publicidade revelava, simultaneamente que a Benetton transformou a publicidade em notĆ­cia.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVerĆ­ssimo, J. (2006, maio). publicidade como veĆ­culo de diversidades. [Comunicação oral]. ConferĆŖncia Internacional ā€œA forƧa da Diversidade nas Empresasā€, Fundação Luso-Americana, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12957
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Ɖtnicaspt_PT
dc.publisherFLAD - Fundação Luso-Americanapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectBenettonpt_PT
dc.subjectCausas sociaispt_PT
dc.titleA publicidade como veĆ­culo de diversidadespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFundação Luso-Americana, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleConferĆŖncia Internacional ā€œA forƧa da Diversidade nas Empresas"pt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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Resumo_Comunicacao_Publicidade como veiculo de diversidades_ACIME_FLAD .pdf
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