Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Da jugatio à Contribuição Autárquica e ao Imposto da Sisa e Imposto sobre as Sucessões e Doações: prelúdio da (atual) tributação estática e dinâmica do património

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
domingos_nós e os impostos.pdf897.04 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A tributação do património não é recente no sistema fiscal português -bem pelo contrário, a imposição fiscal sobre a detenção de bens imóveis e a sua transmissão onerosa constituem dois dos mais vetustos factos tribu­tários do nosso sistema fiscal. Importa, por isso, perceber a evolução que os impostos que regulam os referidos factos geradores sofreram, ao longo do tempo, para ainda hoje permitirem a cobrança de receita. A receita fiscal arrecadada por via da tributação do património não é despicienda, pois integra o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), o Imposto do Selo (transmissões gratuitas) e o Adicional ao Imposto Muni­cipal sobre Imóveis (AIMI).

Descrição

Capítulo de livro

Palavras-chave

Tributação do património Sistema fiscal português Imposição fiscal Detenção de bens

Contexto Educativo

Citação

Valdez, V., & Domingos, F. N. (2022). Da jugatio à Contribuição Autárquica e ao Imposto da Sisa e Imposto sobre as Sucessões e Doações: prelúdio da (atual) tributação estática e dinâmica do património. In C. C. Palma (2022). Nós e os Impostos (pp.185-198). Almedina.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Almedina

Coleções

Licença CC