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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto na escrita de textos narrativos, de um programa de
escrita, em que os alunos têm acesso a instrumentos de autorregulação para a revisão dos textos.
Participaram 71 crianças do 4º ano de escolaridade com práticas semelhantes ao nível do trabalho
sobre o texto escrito na sala de aula, divididas em 3 grupos experimentais e 1 de controlo. Foram
controladas as variáveis relativas ao nível cognitivo e ao desenvolvimento da linguagem lexical e
sintática. Realizou-se no momento do pré e pós-intervenção um teste onde foi pedido às crianças que
escrevessem uma mesma composição com base numa sequência de imagens. Entre os dois momentos
realizaram-se 21 sessões de 60 minutos em grupo, distribuídas ao longo de 9 meses, nas quais as
crianças dos grupos experimentais escreviam uma composição, sempre com base numa sequência de
imagens e reviam a sua versão inicial. Nos grupos experimentais 1 e 2 proporcionou-se uma grelha
com indicações sobre os principais elementos de uma estrutura narrativa, um com feedback e outro
sem, com base na qual deveriam orientar a sua revisão. Às crianças do grupo experimental 3 foi-lhes
pedido que revissem os textos sem recurso a qualquer tipo de instrumento e indicação específica. As
crianças dos grupos de controlo despendiam o mesmo tempo em aulas de matemática e leitura. Os
resultados apontam para uma evolução significativa em relação à qualidade dos textos narrativos
produzidos entre o pré e o pós-intervenção em todos os grupos experimentais quando comparados ao
grupo de controlo, embora não se registem diferenças significativas na evolução nos grupos
experimentais.
Description
Keywords
Produção de narrativas Revisão textual Aprendizagem autorregulada