Repository logo
 
Publication

O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade

dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.contributor.authorBorges, Sandra
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.contributor.authorQuintão, Sónia
dc.date.accessioned2020-06-18T15:32:53Z
dc.date.available2020-06-18T15:32:53Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto na escrita de textos narrativos, de um programa de escrita, em que os alunos têm acesso a instrumentos de autorregulação para a revisão dos textos. Participaram 71 crianças do 4º ano de escolaridade com práticas semelhantes ao nível do trabalho sobre o texto escrito na sala de aula, divididas em 3 grupos experimentais e 1 de controlo. Foram controladas as variáveis relativas ao nível cognitivo e ao desenvolvimento da linguagem lexical e sintática. Realizou-se no momento do pré e pós-intervenção um teste onde foi pedido às crianças que escrevessem uma mesma composição com base numa sequência de imagens. Entre os dois momentos realizaram-se 21 sessões de 60 minutos em grupo, distribuídas ao longo de 9 meses, nas quais as crianças dos grupos experimentais escreviam uma composição, sempre com base numa sequência de imagens e reviam a sua versão inicial. Nos grupos experimentais 1 e 2 proporcionou-se uma grelha com indicações sobre os principais elementos de uma estrutura narrativa, um com feedback e outro sem, com base na qual deveriam orientar a sua revisão. Às crianças do grupo experimental 3 foi-lhes pedido que revissem os textos sem recurso a qualquer tipo de instrumento e indicação específica. As crianças dos grupos de controlo despendiam o mesmo tempo em aulas de matemática e leitura. Os resultados apontam para uma evolução significativa em relação à qualidade dos textos narrativos produzidos entre o pré e o pós-intervenção em todos os grupos experimentais quando comparados ao grupo de controlo, embora não se registem diferenças significativas na evolução nos grupos experimentais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1634pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11887
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1634pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectProdução de narrativaspt_PT
dc.subjectRevisão textualpt_PT
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_PT
dc.titleO impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage369pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage355pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameborges
person.familyNameAlmeida
person.familyNameQuintão
person.givenNameAna Cristina
person.givenNamesandra
person.givenNameTiago
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-idDB1B-6427-3C24
person.identifier.orcid0000-0001-6238-2663
person.identifier.orcid0000-0002-4025-9311
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.orcid0000-0003-0199-7618
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id55574531100
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication66ec75b6-9ce9-4212-8082-701eb6d80323
relation.isAuthorOfPublication11f1433f-7675-42eb-af5a-0bb2a61c6372
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
relation.isAuthorOfPublication9c25605e-b5b9-494d-a7f8-1f1659bd8e38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1634-5687-2-PB.pdf
Size:
92.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections