Publication
O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Borges, Sandra | |
dc.contributor.author | Almeida, Tiago | |
dc.contributor.author | Quintão, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T15:32:53Z | |
dc.date.available | 2020-06-18T15:32:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto na escrita de textos narrativos, de um programa de escrita, em que os alunos têm acesso a instrumentos de autorregulação para a revisão dos textos. Participaram 71 crianças do 4º ano de escolaridade com práticas semelhantes ao nível do trabalho sobre o texto escrito na sala de aula, divididas em 3 grupos experimentais e 1 de controlo. Foram controladas as variáveis relativas ao nível cognitivo e ao desenvolvimento da linguagem lexical e sintática. Realizou-se no momento do pré e pós-intervenção um teste onde foi pedido às crianças que escrevessem uma mesma composição com base numa sequência de imagens. Entre os dois momentos realizaram-se 21 sessões de 60 minutos em grupo, distribuídas ao longo de 9 meses, nas quais as crianças dos grupos experimentais escreviam uma composição, sempre com base numa sequência de imagens e reviam a sua versão inicial. Nos grupos experimentais 1 e 2 proporcionou-se uma grelha com indicações sobre os principais elementos de uma estrutura narrativa, um com feedback e outro sem, com base na qual deveriam orientar a sua revisão. Às crianças do grupo experimental 3 foi-lhes pedido que revissem os textos sem recurso a qualquer tipo de instrumento e indicação específica. As crianças dos grupos de controlo despendiam o mesmo tempo em aulas de matemática e leitura. Os resultados apontam para uma evolução significativa em relação à qualidade dos textos narrativos produzidos entre o pré e o pós-intervenção em todos os grupos experimentais quando comparados ao grupo de controlo, embora não se registem diferenças significativas na evolução nos grupos experimentais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1634 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11887 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1634 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Produção de narrativas | pt_PT |
dc.subject | Revisão textual | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem autorregulada | pt_PT |
dc.title | O impacto de programas de intervenção na revisão textual de estudantes do 4º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 369 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 355 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 37 | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | borges | |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Quintão | |
person.givenName | Ana Cristina | |
person.givenName | sandra | |
person.givenName | Tiago | |
person.givenName | Sónia | |
person.identifier.ciencia-id | DB1B-6427-3C24 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6238-2663 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4025-9311 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3557-0623 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0199-7618 | |
person.identifier.rid | E-4956-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55574531100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 25924238600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 66ec75b6-9ce9-4212-8082-701eb6d80323 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11f1433f-7675-42eb-af5a-0bb2a61c6372 | |
relation.isAuthorOfPublication | 132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c25605e-b5b9-494d-a7f8-1f1659bd8e38 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 1634-5687-2-PB.pdf
- Size:
- 92.36 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format