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Advisor(s)
Abstract(s)
A falta de qualidade ou falhas na prestação de cuidados de qualidade afetam diretamente os doentes e seus familiares, os profissionais de cuidados de saúde, a comunidade e as entidades de financiamento. Nos últimos anos as organizações prestadoras de cuidados de saúde e os seus profissionais têm-se envolvido em questões de melhoria da qualidade, através da implementação de métodos de gestão da qualidade, para ir ao encontro dos requisitos do doente e aumentar a satisfação dos mesmos. A melhoria contínua da qualidade reduz os custos, pois proporciona um melhor serviço. A projeção da qualidade na saúde torna-se cada vez maior com os crescentes custos associados ao sistema de saúde. Os avanços tecnológicos e a disseminação de informações em constante atualização acarretam custos elevados para o sistema de saúde. Um dos objetivos da melhoria da qualidade nos serviços de saúde está associado à identificação de oportunidades de redução de despesas, otimizando o consumo de recursos, e ao mesmo tempo, garantindo o acesso às novas tenologias e atingindo a satisfação do doente. No fundo, o desafio das organizações prestadoras de cuidados de saúde no novo milénio é a busca da melhoria contínua da qualidade ao menor custo. Um dos objetivos e finalidades primordiais do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde (GATS) é desenvolver competências profissionais no sentido da promoção e otimização da gestão dos recursos de saúde, para uma melhor resposta às necessidades das populações. Neste âmbito, surgiu a motivação de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no contexto da atividade profissional, onde tem lugar a aquisição, aprofundamento e demonstração das capacidades de aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo do percurso formativo, particularmente no campo de ação da gestão da qualidade (GQ), da auditoria e da certificação dos serviços de saúde. Transpondo estes conceitos para a prática e por ter sido demostrada a necessidade aliada à vontade de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no Serviço de Pneumologia (SPN) do Hospital de Santa Maria (HSM), surgiu este projeto de implementação e posterior certificação do SGQ no referido serviço. Para além dos motivos referidos, a mestranda exerceu a sua atividade profissional no SPN, o que facilitou o desenvolvimento deste projeto, bem como proporcionou uma satisfação pessoal ao contribuir para a melhoria da qualidade do serviço a que pertencia. O SPN é responsável por assegurar a prestação de cuidados de saúde nas áreas da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças do foro respiratório, quer em ambulatório, quer em regime de internamento. Tendo presente a expetativa dos doentes, promover a qualidade na prestação de serviços e de cuidados aos mesmos, de forma orientada para a satisfação das suas necessidades, para a eficácia e para a minimização de riscos, constitui uma prioridade central orientadora da atividade de todos os profissionais do SPN. Ele deve garantir a qualidade e segurança dos cuidados prestados, respeitando as exigências dos prescritores e dos doentes.
Description
Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde
Keywords
Gestão da qualidade Gestão em saúde Meio hospitalar Pneumologia Portugal Hospital de Sta. Maria Quality management Health management Hospitals Pneumology
Citation
Henriques AC. Gestão da qualidade num serviço de pneumologia [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; 2013.
Publisher
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa