Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
447.25 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os jogos de azar (jogos a dinheiro) têm alcançado grande adesão e popularidade junto da população portuguesa. Se o perfil de jogadores e a prevalência na população são já conhecidos, as recentes evoluções e múltiplas ofertas e modalidades de apostas a dinheiro nas plataformas digitais têm vindo a reconfigurar comportamentos e a conquistar novos adeptos. Tratando-se de uma realidade recente e em mutação, os comportamentos de jogo a dinheiro online não estão ainda devidamente cartografados no contexto português. Nesse sentido, este estudo pretendeu examinar este fenómeno, baseado numa amostra de 2.028 jovens entre os 15 e os 34 anos, residentes em Portugal. Os resultados indicam uma prevalência significativa destes comportamentos, que dependem do género e da idade. Com efeito, a prevalência diminui à medida que a idade avança, com os homens a adotarem e a envolverem-se mais nestes jogos a dinheiro online, enquanto as mulheres apostam mais offline. A frequência com que estes jovens apostam a dinheiro online é tendencialmente baixa a moderada, os seus gastos são maioritariamente controlados e as apostas desportivas são as mais populares. Ainda assim, o mapeamento efetuado sugere a existência de motivos de preocupação para os pais, educadores e decisores públicos.
Description
Keywords
Comportamento de jogo online Juventude Jogo de azar online Tipo de apostas
Citation
Farias, A.R. & Antunes, A.C. (2024). BlindGame: As atividades de jogo de azar ‘online’ dos jovens portugueses. Observatorio social: Fundação “la Caixa”. https://oobservatoriosocial.fundacaolacaixa.pt/pt/-/-blindgame-as-atividades-de-jogo-de-azar-on-line-dos-jovens-portugueses
Publisher
Fundació Bancària Caixa d’Estalvis i Pensions de Barcelona, ”la Caixa”