Repository logo
 
Publication

A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais

dc.contributor.advisorSeixas, Cristinapor
dc.contributor.authorNunes, Catarina Sofia Ferreira
dc.date.accessioned2015-09-17T10:19:35Z
dc.date.available2015-09-17T10:19:35Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório pretende ilustrar as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática Profissional Supervisionada, realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e de Jardim-de-Infância. O principal objetivo deste relatório é analisar de forma reflexiva a intervenção concretizada em ambos os contextos educativos, tendo em conta as intenções definidas para a ação pedagógica e a concretização das mesmas durante a prática profissional. Do estágio em jardim-de-infância surgiu a problemática em questão: “A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais”. Pretende-se ilustrar o papel dos diferentes membros da equipa educativa, tendo em conta os seus princípios e estratégias na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais. Assim sendo, foi utilizada a metodologia de investigação-ação para desenvolver esta problemática. Numa primeira frase, recorreu-se à observação do contexto educativo, mais concretamente dos diferentes elementos que constituem a equipa educativa que trabalha com a criança com necessidades educativas especiais. De seguida, realizaram-se entrevistas semi-diretivas aos diferentes membros dessa equipa. Por fim, analisaram-se os dados obtidos e cruzaram-se com referencial teórico. Os principais resultados obtidos com esta investigação levam-nos a crer que a criança apresenta níveis de concentração mais elevados em ambientes calmos e onde se privilegiam de tempos de trabalho individualizado.por
dc.description.abstractABSTRACT This report seeks to illustrate the learning acquired throughout my Supervised Professional Practice, carried out in the Masters in Preeschool Education, in the contexts of Nursery and Kindergarten. The aim of this report is to reflectively analyze the intervention in both educational settings, taking into account the pedagogical action intentions set and their implementation during the professional practice. In the kindergarten, the issue of “The importance of different members of the education team in the inclusion of a child with Special Education Needs” was raised. We intend to illustrate the role of different members of the education team, taking into account their strategies for inclusion of Special Educational Needs children. Therefore, to develop the problematic, the research-action methodology was used. First, we observed the educational context, specifically the different elements of the educational team that works with the child with special educational needs. Then, semi-directed interviews were conducted to different members of that team. Finally, we analyzed the data obtained and crossed it with the theoretical framework. The main results of this research lead us to believe that the children have higher concentration levels in quiet environments and with individual work.en
dc.identifier.tid201362309pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5195
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEquipa educativapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectPerturbação de hiperatividadepor
dc.subjectDéfice de atençãopor
dc.subjectJardim de Infânciapor
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducation teamen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectAttention deficiten
dc.subjectHyperactivity disorderen
dc.subjectKindergartenen
dc.titleA importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_Final_da_PPS_Catarina_Nunes_2014100.pdf
Size:
971.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexos_do_Relatório_(Versão_Final)_Catarina_Nunes__2014100.pdf
Size:
591.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: