Repository logo
 
Publication

Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?

dc.contributor.advisorMadureira, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorLucas, Juliana Faria Gomes
dc.date.accessioned2019-02-22T10:03:23Z
dc.date.available2019-02-22T10:03:23Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.descriptionRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do trabalho realizado na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que decorreu no 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho integra a análise e reflexão de todo o processo de intervenção pedagógica realizado, bem como, da investigação desenvolvida no âmbito do 1.º CEB. O estudo visa analisar a interação e relação entre os pares numa turma de 2.º ano que incluía três alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e onde se registavam conflitos frequentes no grupo/turma. Para o efeito, foram aplicados dois testes sociométricos no início e no final da intervenção. Os resultados obtidos no teste inicial revelaram registos de rejeições face a alunos com NEE. De modo a contrariar esta situação, o processo de investigação-ação implementado procurou desenvolver o trabalho cooperativo como estratégia facilitadora de inclusão nos alunos, promovendo uma maior interação entre pares. Para a avaliação dos resultados, aplicou-se, novamente o teste sociométrico, com o intuito de verificar o impacto do processo de trabalho cooperativo desenvolvido. A investigação adotou uma abordagem de cariz qualitativo, por meio de uma investigação-ação, uma vez que a problemática teve origem na análise das caraterísticas do contexto e o objetivo pretendeu melhorar algumas das fragilidades identificadas, através da intervenção do investigador no contexto (Coutinho, 2014). A fim de poder auscultar a voz dos alunos, esta investigação envolveu a realização de testes sociométricos como instrumento de recolha de dados, através da qual foi possível verificar a evolução do processo, bem como, interpretar e compreender os resultados e fundamentação das conclusões. Os resultados revelaram uma melhoria ao nível das interações entre os pares no grupo/turma, nomeadamente no aumento e diversificação das escolhas e, consequentemente, numa dispersão das rejeições. No que diz respeito aos alunos com NEE, dois deixaram o estatuto de indiferença sociométrica e, passaram a ser escolhidos pelos pares. Já o terceiro aluno com NEE não revelou qualquer melhoria na sua posição sociométrica. Assim, considera-se necessário, por um lado assegurar um maior tempo de intervenção e, por outro, uma atenção cuidada na escolha dos contextos de aprendizagem interpares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is part of the work carried out in the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching Practice II (PES II), which took place in the 2nd year of the Master Course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) in the 2nd Cycle of Basic Education. This work integrates the analysis and reflection of the entire pedagogical intervention process carried out, as well as the research made of the 1st CEB. The study aims to analyze the interaction and relationship between peers in a 2nd grade class that included three students with Special Educational Needs (SEN), and where there were frequent conflicts in the group / class. For this purpose, two sociometric tests were applied at the beginning and at the end of the intervention. The results obtained in the initial test revealed rejection records for pupils with SEN. In order to counteract this situation, the action-research process implemented sought to develop cooperative work as a strategy to facilitate inclusion in students, promoting greater interaction between peers. For the evaluation of the results, the sociometric test was applied again, in order to verify the impact of the developed cooperative work process. The research adopted a qualitative approach, through an action research, since the problem originated in the analysis of the characteristics of the context and the objective was to improve some of the fragilities identified, through the intervention of the researcher in the context (Coutinho, 2014). In order to be able to listen to the student’s voice, this research involved a sociometric test as a data collection instrument, while the results evaluation process can be improved, interpreted and understood the results and the reasons for the conclusions. The results showed an improvement in the interactions between the peers in the group / class, namely in the increase and diversification of the choices and, consequently, in a dispersion of the rejections. With regard to students with SEN, two left the status of sociometric indifference, and were chosen by peers. The third student with SEN did not show any improvement in his sociometric position. Thus, it is considered necessary, on the one hand to ensure a longer intervention time, and, on the other hand, careful attention in the choice of peer learning contexts.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLucas, J. F. G. (2018). Educação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9563pt_PT
dc.identifier.tid202105814
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9563
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectRelação entre parespt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectRelationship between peerspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.titleEducação inclusiva na escola – Que interação e relação entre pares?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO_FINAL_JULIANA_LUCAS.pdf
Size:
3.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: