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O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorEstrela, Antóniapt_PT
dc.contributor.authorMartins, Ana Isabel Andrade
dc.date.accessioned2021-02-11T15:57:33Z
dc.date.available2021-02-11T15:57:33Z
dc.date.issued2020-07-10
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do período de intervenção que decorreu no seguimento da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Do período de intervenção surgiu uma investigação que se realizou em ambas as turmas. A partir da identificação das fragilidades e potencialidades dos alunos, foi realizado um estudo que se foca na abordagem da gramática através de jogos didáticos. A problemática da presente investigação centra-se na questão: Em que medida é que a implementação de jogos em sala de aula facilita o desenvolvimento de competências de Gramática no 2.º CEB?. Como objetivo geral de atuação, visou-se Desenvolver competências de Gramática, tendo sido projetados quatro objetivos específicos do estudo: (i) conhecer os conteúdos gramaticais; (ii) desenvolver as competências gramaticais através de jogos; (iii) desenvolver uma relação de interesse pela gramática com recurso aos jogos; (iv) desenvolver competências de cooperação e respeito. Neste sentido, e tendo em consideração o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza mista, sendo esta na sua maioria qualitativa e com procedimentos similares aos da investigação-ação, e também quantitativa, na medida em que se procedeu à análise de dados relativos à realização de um pré-teste e de um pós-teste. Os resultados obtidos permitem observar uma evolução significativa no que respeita à aquisição de conteúdos gramaticais através do recurso ao jogo didático, uma vez que existem dados estatísticos que suportam esta afirmação e que demonstram a evolução dos conhecimentos dos alunos, tornando-se possível afirmar que esta é uma estratégia positiva no que concerne à aquisição de gramática.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report concerns the intervening period which occurred following the Supervised Teaching Practice II Curriculum Unit of Primary School and Portuguese History and Geography, in the Second Cycle of Basic Education Master. My investigation took place in two 5th grade classes. Drawing on the analysis of the student’s weaknesses and potential, I performed an accurate study, focused in the grammar approach through didactic games. The nature of the present investigation focuses on the question: In what extent does implementing classroom games facilitate the development of Grammatical competences in the Second Cycle of Basic Education? Developing grammatical competences was the main goal, so four specific study objectives were established: (i) knowing grammatical contents; (ii) developing grammatical competences through gaming; (iii) developing an interest in grammar using games; (iv) developing and encouraging cooperation and mutual respect skills. Having in mind the main goal of this study, a dual methodology was used, being mostly qualitative and making use of similar procedures to those of the action-investigation stage; as well as a quantitative methodology, when analysing the data of the pre and post evaluation assessment outcomes. The results that have been achieved show a significative improvement in what concerns to learning grammatical contents using didactic games, once there are statistic data that support this statement and prove the students’ knowledge improvement. Therefore, it is possible to say this is a positive strategy when it comes to grammar learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMartins, A. I. A. (2019). O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em:http://hdl.handle.net/10400.21/12821pt_PT
dc.identifier.tid202628914
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12821
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectJogo didáticopt_PT
dc.subjectApprenticeshippt_PT
dc.subjectGrammarpt_PT
dc.subjectDidactic gamept_PT
dc.titleO recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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