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- A importância da participação em concursos de violino no percurso de jovens violinistas em PortugalPublication . Matos, Maria João de Sousa; Neto, TiagoResumo I (Prática Pedagógica) - Este Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, inserido no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Esta secção incide sobre a Prática Pedagógica desenvolvida com três alunos de violino e tem como instituição de acolhimento a Escola EB 2,3 Luís António Verney. Nesta instituição tive a oportunidade de assistir a aulas lecionadas pelo professor Miguel Vasconcelos, bem como de dar aulas aos seus alunos. A escola está situada numa zona bastante carenciada da cidade de Lisboa, em Madre Deus, Marvila. Para além da caracterização da instituição, realizar-se-á uma descrição da classe de violino da escola, nomeadamente dos alunos com quem contatei mais de perto. Com a ajuda do professor Miguel foram escolhidos três alunos da Escola EB 2,3 Luís António Verney, de diferentes graus de ensino: 2.º, 4.º e 5.º graus. Será apresentada a prática de ensino aplicada a cada aluno, como também as dificuldades encontradas em cada caso e a evolução no final do ano letivo. Como conclusão deste relatório de estágio será realizada uma autoavaliação crítica ao meu desempenho enquanto docente, procurando entender a minha evolução e superação de dificuldades ao longo do ano letivo.
- Construção de conhecimento em Estudo do Meio: a literatura para a infância como recursoPublication . Lopes, Débora Passiano; Hortas, Maria JoãoNo presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) apresenta-se uma descrição reflexiva do período de intervenção educativa com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB e uma proposta de investigação com uma turma de 1.º ano de escolaridade no 1.ºCEB. A proposta de investigação tem como problemática «A utilização da literatura para a infância como recurso pedagógico didático na construção de conhecimento em EM (social), potencia um maior envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem». A resposta a esta problemática organiza-se em dois objetivos: (i) Identificar as potencialidades da literatura para a infância na exploração de conteúdos e conceitos do Estudo do Meio; (ii) Compreender as potencialidades da literatura para a infância na dinamização de atividades que promovem um maior envolvimento dos alunos. Para a implementação da proposta de estudo define-se uma metodologia de natureza qualitativa, prevendo-se o recurso à observação direta, participante e não participante, à análise das sequências didáticas e das produções dos alunos e à aplicação de questionários. A análise das potencialidades do recurso à literatura para a infância na construção de conhecimento social em EM e no envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem, decorre de uma reflexão crítica a partir de três sequências didáticas construídas em torno de três histórias para a infância. Os resultados da análise critica indicam que o recurso às histórias facilita a contextualização dos temas previstos no programa de EM (social) e a compreensão do mundo que rodeia as crianças, conduzindo-as ao questionamento e reflexão pelo envolvimento em diferentes estratégias e atividades. Aproveitando o carácter lúdico e a motivação que este recurso promove, é possível colocar o aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo.
- A “naturalistic” approach to public relationsPublication . Eiró-Gomes, Mafalda; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoAs Greenwood has so well remarked, to offer a certain look belonging to the life sciences to the understanding of the public relations strategic and tactical function in organizations is not such a novelty. All the ideas belonging to what we could call a theoretical paradigm for PR centered in a more or less a systemic view, tend to import for the social organizations the metaphors of the natural world (Greenwood, 2010; Cutlip and Center 1952; Cutlip, Center, and Broom, 1994: Broom and Sha, 2013). It seems however that these authors have tended to see their contributes much more as reflections on the professional practices than proposals for a theoretical paradigm for Public Relations. In the last decades of the 20th century a lot has been written in the social sciences in general, and not specifically in PR, that has had a great impact on the way we understand our lives and especially our human societies. We are thinking about works as the Social Construction of Reality as well as texts that belong to the realm of what we might call postmodernism. The impact, especially, of social constructivism (1966) in the area of the applied communications cannot be overridden. In this paper we’ll try to confront these ideas and offer a naturalistic approach to the field following some of the main arguments developed by John Searle (1995) in the Construction of Social Reality. His project, a naturalist even though not materialist project tends to answer a lot of issues about language, mind and society. In his last books he has offered some insights in what has been called a philosophy of society. A lot of his endeavour rests in a naturalistic account of language, first seen as an extension of prelinguistic forms of intentionality, and secondly as the foundation of all institutional facts. Another important concept that Searle has rescued in his last writings is the gricean notion of speaker meaning. In PR we try to understand the “speaker” not as an individual but as an organization, being precisely one of the PR main tasks to be able to communicate on behalf of a group. It will be argued in this paper that it might be interesting to question how we understand the concept of language and communication in PR and it will be proposed a naturalistic approach to both the concept of language as well as to the concept of organizations, that is, social institutions. (Searle, 1995) If we might agree with Wilson (2019,107) that “(...) only one of the multitude has reached the human level of intelligence and social organization. With this singular event, everything on the planet changed" we tend to have some difficulties in taking his proposals as the best explanation of our human societies, especially if we are thinking about cultural or moral issues. We might agree however with Searle (2013, 10347) “that is not to say that we cannot do more than we have done with Darwinian modes of explanation”.
- Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimentoPublication . Martins, Cristiana Isabel Matos; Rodrigues, MargaridaEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este inclui uma descrição e análise das experiências de estágio no 2.º CEB e um estudo desenvolvido durante o período de intervenção, numa das turmas de 6.º ano de escolaridade. Neste estudo pretende-se compreender as estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em tarefas com sequências figurativas de crescimento. De forma a orientar e guiar este estudo, foram tidas em consideração as seguintes questões orientadoras: i) Que estratégias são mais utilizadas pelos alunos em sequências figurativas de crescimento? e ii) De que forma o uso de materiais manipuláveis contribui para a compreensão das sequências figurativas de crescimento? Este estudo foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação qualitativa, sob o paradigma interpretativo. A recolha de dados foi feita através de técnicas como: observação direta participante, entrevistas e recolha documental (registos áudios; transcrições dos registos áudio; trabalhos realizados pelos alunos e notas de campo). Os resultados deste estudo permitiram concluir que o trabalho desenvolvido através de tarefas com sequência figurativas de crescimento levou os alunos a utilizar diferentes estratégias: (i) representação e contagem; (ii) aditiva e (iii) decomposição dos termos. Relativamente ao uso do material manipulável, é possível concluir que o seu uso facilitou o trabalho dos alunos, auxiliando na visualização das sequências.
- De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de ensino-aprendizagem nas duas áreas?Publication . Santos, Joana Rita de Sá; Luz, Carlos; Caseiro, AnaO presente estudo pretenderia percecionar a influência de uma prática interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática no processo de ensino aprendizagem destas duas áreas, quer ao nível da aquisição de conteúdos, quer à motivação para ambas as disciplinas. Deste modo, teria como objetivos gerais: (i) Desenvolver a competência motora; (ii) Desenvolver competências no âmbito de números e operações; e (iii) Aumentar a motivação para a aprendizagem das disciplinas de Educação Física e Matemática. Este estudo seria desenvolvido em duas turmas do 2.º ano de escolaridade sendo uma das turmas, a de intervenção e a outra a de controlo. No grupo de intervenção seria realizado um conjunto de 14 aulas interdisciplinares com uma articulação plena entre a Educação Física e a Matemática, enquanto que no grupo de controlo as aulas continuariam a ser desenvolvidas sem qualquer articulação. No entanto, o volume semanal de horas por área seria igual. O motor competence assessment seria usado para avaliar a competência motora, enquanto que para avaliar as competências especificas da matemática seria mobilizado um teste de conteúdos. Por fim, aplicaria, também, questionários para estudar a motivação. Ambos os instrumentos seriam aplicados no início do estudo e no final da intervenção nos dois grupos, de forma a verificar se existiam diferenças significativas nestas variáveis comparando os dados finais obtidos com os da turma de controlo e com os dados iniciais registados. Este relatório, para além da hipotética investigação acima mencionada, engloba, também, uma descrição sintética da prática pedagógica desenvolvida no contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 6.º ano, que teve como problemática o desenvolvimento da competência de sistematização e comunicação de conhecimentos adquiridos dos alunos. A acompanhar esta descrição insere-se, ainda, uma análise reflexiva de todo este período.
- Forecast foreign exchange rate: The case study of PKR/USDPublication . AsadUllah, Muhammad; Ahmad, Nawaz; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe main aim of this paper is to forecast the future values of the exchange rate of the USD. Dollar (USD) and Pakistani Rupee (PR). For this purpose was used the ARIMA model to forecast the future exchange rates, because the time series was stationary at first difference. Data reported to five years ranging from the first day of April 2014 to 31st March 2019. The results proved that ARIMA (1,1,9) is the most suitable model to forecast the exchange rate. The difference between the forecasted values and actual values are less than 1%; therefore, it was found that the ARIMA is robust and this model will be helpful for the government functionaries, monetary policymakers, economists and other stakeholders to identify and forecast the future trend of the exchange rate and make their policies accordingly.
- O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Ana Isabel Andrade; Estrela, AntóniaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do período de intervenção que decorreu no seguimento da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Do período de intervenção surgiu uma investigação que se realizou em ambas as turmas. A partir da identificação das fragilidades e potencialidades dos alunos, foi realizado um estudo que se foca na abordagem da gramática através de jogos didáticos. A problemática da presente investigação centra-se na questão: Em que medida é que a implementação de jogos em sala de aula facilita o desenvolvimento de competências de Gramática no 2.º CEB?. Como objetivo geral de atuação, visou-se Desenvolver competências de Gramática, tendo sido projetados quatro objetivos específicos do estudo: (i) conhecer os conteúdos gramaticais; (ii) desenvolver as competências gramaticais através de jogos; (iii) desenvolver uma relação de interesse pela gramática com recurso aos jogos; (iv) desenvolver competências de cooperação e respeito. Neste sentido, e tendo em consideração o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza mista, sendo esta na sua maioria qualitativa e com procedimentos similares aos da investigação-ação, e também quantitativa, na medida em que se procedeu à análise de dados relativos à realização de um pré-teste e de um pós-teste. Os resultados obtidos permitem observar uma evolução significativa no que respeita à aquisição de conteúdos gramaticais através do recurso ao jogo didático, uma vez que existem dados estatísticos que suportam esta afirmação e que demonstram a evolução dos conhecimentos dos alunos, tornando-se possível afirmar que esta é uma estratégia positiva no que concerne à aquisição de gramática.
- Perspectivas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a prescrição de trabalhos para casaPublication . Sousa, Daniela Filipa Monsanto de; Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosO presente relatório final tem como principal objetivo descrever e analisar de modo reflexivo a intervenção realizada na Prática de Ensino Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório encontra-se organizado em 2 partes. Na primeira parte apresenta-se uma análise crítica e reflexiva da intervenção pedagógica em duas turmas de 5.º ano de escolaridade, numa instituição no Centro da cidade de Lisboa. Na segunda parte, apresenta-se o estudo subordinado ao tema “Perspetivas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre a prescrição de trabalhos para casa”. Este estudo visou estudar as perspetivas de professores sobre a prescrição de trabalhos para casa no processo de ensino e aprendizagem no 1.º CEB. Em conformidade com as finalidades, identificaram-se os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar as perspetivas dos professores do 1.º CEB sobre a prescrição de TPC na sala de aula; (ii) Descrever o tipo de TPC prescrito pelos professores.; (iii) Identificar o tipo de correção dos TPC utilizada pelos professores.; (iv) Descrever as razões apresentadas pelos professores sobre a influência dos TPC na aprendizagem.; (v) Identificar o tempo despendido pelos alunos na realização dos TPC.; (vi) Descrever as razões para a não realização dos TPC por parte dos alunos.; (vii) Identificar a contribuição dos TPC para a avaliação formativa dos alunos. Para o desenvolvimento do estudo recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, privilegiando-se o inquérito por questionário (online) como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 191 professores do 1.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso Software Statistical Package for Social Sciences v25 e ao Excel. Os resultados do estudo permitem destacar que a grande maioria dos professores concordam com a prescrição dos TPC e que uma metade dos inquiridos promove a diferenciação pedagógica.