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Análise do transporte ferroviário de mercadorias associado à problemática da diferença de bitola entre linhas da rede ferroviária: estudo do caso prático: ligação do porto de Aveiro ao corredor internacional de mercadorias E-80

dc.contributor.advisorCruz, António Artur Sequeira da
dc.contributor.advisorAgra, António José Mendes
dc.contributor.authorMederos, Lilia Margarita Pérez
dc.date.accessioned2014-02-10T18:38:15Z
dc.date.available2014-02-10T18:38:15Z
dc.date.issued2013-11
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
dc.description.abstractO transporte ferroviário de mercadorias, na atualidade, desempenha um papel secundário por comparação com o transporte marítimo/fluvial e rodoviário. Esta situação deve-se à existência de obstáculos administrativos, jurídicos e técnicos, em particular os relativos à bitola, ao sistema de alimentação elétrica e ao sistema de gestão de tráfego/segurança. Por outro lado, a articulação entre os vários modos de transporte tem revelado limitações operacionais no sistema de transporte de mercadorias, com consequências negativas ao nível da eficiência, da fiabilidade e dos custos envolvidos. A União Europeia, com o objetivo de suprir as deficiências mencionadas do sistema de transportes, desenvolveu o plano da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) que, no âmbito ferroviário prevê a construção de novas linhas em bitola de 1435 mm. No caso português, a concretização deste objetivo passa pela realização da Rede Ferroviária de Alta Velocidade. Neste contexto, as ligações ferroviárias aos portos são fundamentais para o transporte ferroviário de mercadorias de longo curso, quando associadas às novas linhas em bitola de 1435 mm cuja construção coloca um problema de interoperabilidade pela dificuldade de ligação à rede ferroviária existente em bitola de 1668 mm. O presente estudo propõe apresentar soluções para o problema enunciado, através da análise da ligação do porto de Aveiro à Linha de Alta Velocidade Aveiro – Salamanca, que se insere no corredor internacional de mercadorias E-80. O documento procura, igualmente avaliar a articulação com a Linha do Norte e com a plataforma logística de Cacia, de modo a fomentar a intermodalidade do transporte de mercadorias. A análise desenvolvida apoia-se em casos conhecidos de ligações ferroviárias a portos, e pretende constituir um documento agregador de informação sobre as práticas adotadas na resolução das questões relativas às operações de transporte ferroviário de mercadorias assegurando a articulação entre linhas em diferentes bitolas, quer através de soluções de via algaliada, aparelhos de mudança de bitola, ou outras que se encontram em fase de desenvolvimento ou de implementação.por
dc.description.abstractAbstract: Currently freight railway transport performs a secondary role, compared with the maritime/ fluvial and road transport. This situation is due to administrative, legal and technical obstacles, particularly those related to the gauge, the electrical power systems support and the management system of traffic and safety. On the other hand, the relationship between the different modes of transportation has revealed some operational limitations in the freight transport system, with negative consequences in terms of efficiency, reliability and costs involved. The European Union, in order to overcome the defects mentioned in the transport system, developed a European Transport Network plan (TEN-T), which includes the construction of new railway lines for the 1435 mm gauge. In the Portuguese case this objective depends on the creation of the High Speed Rail Network. In this context, the connections between rails and ports are essential for long haul freight transportation when related to the 1435 mm gauge new lines, which construction creates na interoperability problem regarding the connections to the existing rail network track gauge of 1668 mm. The present study aims to bring forward solutions to some of the outlined questions, through the analysis between the link to the port of Aveiro and the High Speed Line Aveiro - Salamanca, which is a part of the international freight corridor E-80. This document also intends to assess the junction with the Linha do Norte and the Cacia logistics platform, promoting the freight transport intermodality. The analysis developed is based on known cases of rail connections to ports, and aims to be a document that adds information on the adopted practices in the resolution of issues related to the operations in rail freight to ensure the junction between different line gauges, either through dual gauge track solutions, automatic track gauge changeover systems, or other solutions currently under development or implementation.en
dc.identifier.citationMEDEROS, Lilia Margarita Pérez - Análise do transporte ferroviário de mercadorias associado à problemática da diferença de bitola entre linhas da rede ferroviária: estudo de caso prático: ligação do porto de Aveiro ao corredor internacional de mercadorias E-80. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.por
dc.identifier.tid201225247
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3168
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.subjectBitolapor
dc.subjectGaugeen
dc.subjectVia algaliada a três carrispor
dc.subjectDual gauge tracken
dc.subjectInteroperabilidadepor
dc.subjectInteroperabilityen
dc.subjectIntermodalidadepor
dc.subjectIntermodalityen
dc.subjectTransporte de mercadoriaspor
dc.subjectFreighten
dc.subjectPortospor
dc.subjectPortsen
dc.titleAnálise do transporte ferroviário de mercadorias associado à problemática da diferença de bitola entre linhas da rede ferroviária: estudo do caso prático: ligação do porto de Aveiro ao corredor internacional de mercadorias E-80por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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