Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
393.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os Museus de Arte são, por excelência, espaços privilegiados de sensibilização e educação
artística, como provam os estudos que têm sido efetuados e as experiências realizadas em
contextos museológicos.
Esta comunicação pretende apresentar um projeto de educação pela arte intitulado Clube dos
Carrancas, destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, que decorreu no Museu
Nacional de Soares dos Reis (Porto), entre 2012 e 2014. Enquanto autora e responsável pela
sua dinamização, gostaria de explicitar os pressupostos do projeto e o modo como foi
aplicado. O clube assentou na ideia de que a aproximação à obra de arte não pode ser
imposta, condicionada, nem mesmo sugerida; ela deve resultar de um processo natural,
espontâneo e não programado. Isto só é possível quando o museu se torna um lugar familiar –
uma casa – e a obra de arte passa a integrar a nossa coleção de afetos e de interrogações. A
metodologia usada para que o museu se transfigurasse numa casa passou por deixar a cargo
dos participantes do clube a definição da programação e das atividades a realizar.
Os resultados desta experiência educativa foram demonstrativos da relevância que este tipo
de intervenção de longa duração pode ter ao nível do desenvolvimento cognitivo e emocional
das crianças, mas também da importância que pode ter para as suas famílias e para o próprio
museu.
Description
Keywords
Educação em museus Arte Projeto educativo de longa duração
Citation
Gomes, R. (2016) Quando o museu é habitado… in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (253-269) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais