Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
962.44 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A utilização do mapa como recurso pedagógico-didático em contexto
de sala de aula revela-se fundamental no desenvolvimento de
competências em História e em Geografia, pelos alunos do 2.º Ciclo do
Ensino Básico. O estudo apresentado neste artigo, decorre da intervenção
desenvolvida num contexto de Prática de Ensino Supervisionada II,
no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico,
da ESELx. Como principal objetivo, este estudo propõe-se compreender
o contributo do uso de mapas para o desenvolvimento de competências
histórico-geográficas pelos alunos.
Este artigo propõe-se refletir sobre o contributo da exploração e
construção de mapas, em aulas de História e Geografia de Portugal, para
o desenvolvimento de um raciocínio espacial e uma melhor leitura
do mundo próximo e distante pelos alunos.
Description
Keywords
Mapa História Geografia
Citation
Domingos, D., Hortas, M. J. (2021) O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º CEB. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 39-57) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.149
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa