Repository logo
 
Publication

Estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:

dc.contributor.advisorCastro, Ana Mafalda
dc.contributor.authorBagulho, Joana Salvador
dc.date.accessioned2016-02-05T17:35:08Z
dc.date.available2016-02-05T17:35:08Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionMestrado em Ensino da Música.pt_PT
dc.description.abstractRESUMO I - O presente relatório de estágio é um trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino Especializado da Música (EEM) da Escola Superior de Música de Lisboa, ministrado na escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), enquanto observadora na classe de cravo da professora Cândida Matos, durante o ano lectivo de 2013/2014. Faz-se uma contextualização da EMCN, uma análise das práticas educativas desenvolvidas pela professora cooperante nas aulas assistidas e as desenvolvidas pela mestranda nas três aulas leccionadas em cada nível de ensino: Iniciação, Básico e Secundário. Por fim realiza-se uma reflexão critica sobre o trabalho realizado.pt_PT
dc.description.abstractRESUMO II - Neste trabalho procura-se conhecer a realidade do ensino nas escolas de música do cravo em Portugal com vista à realização de uma proposta de manual de cravo para as iniciações ao cravo em Português. Na revisão da literatura são definidas questões centrais do trabalho como a génese do movimento de música antiga, as especificidades do ensino do cravo e ainda a importância da improvisação na performance e no ensino da música. Faz-se um levantamento das escolas de música em Portugal e quais leccionam cravo. Para questões relacionadas com o ensino realizou-se um inquérito enviado a 20 professores de cravo. Após a análise das respostas desenvolve-se uma análise critica de vários manuais de cravo e de piano utilizados pelos professores e por fim realiza-se uma proposta de manual de actividades com base nas conclusões.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT I - Pedagogical practice - The present internship report is a research study carried out within the scope of the Mestrado em Ensino Especializado da Música (EEM, MA in Specialized Music Teaching) at Escola Superior de Música de Lisboa, taught in the Music School of the Conservatório Nacional de Lisboa (EMCN), as an observer in Professor Cândida Matos’s harpsichord class, throughout the 2013/2014 school year. It provides a contextualization of the EMCN as a whole, an analysis of the educational practices developed by the Cooperating teacher in the observation lessons, as well as those developed by the MA candidate in the three lessons given in each learning stage: Initiation, Elementary and Secondary. Finally, it offers a critical reflection on the work carried out in this teaching context.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT II - The present study aims to survey current practices in the teaching of harpsichord in Portuguese music schools, with a view to putting forward a proposal for a harpsichord beginner-teaching manual, in Portuguese. The state of the art lays out some of the study’s driving questions, such as the genesis of the Early Music movement, the specificities of teaching the harpsichord and the importance of improvisation in both musical performance and music teaching. It maps the existing music schools in Portugal, and identifies the ones that teach the harpsichord. To uncover matters related to teaching methods and practices, a survey was sent to twenty harpsichord teachers. Following an analysis of the answers, the study offers a critical analysis of the harpsichord and piano manuals employed by these teachers. Finally, it proposes a practice manual that reflects the conclusions reached in the course of the research.pt_PT
dc.identifier.tid201456834
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5646
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectEnsino de cravopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectManual de cravopt_PT
dc.subjectIniciação instrumentalpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectHarpsichord teachingpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectHarpsichord manualpt_PT
dc.subjectHarpsichord beginner-teachingpt_PT
dc.titleEstudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravo: relatório de estágio:pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.startPageInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
oaire.citation.titleRelatório de estágio: estudo prévio para a realização de manual de iniciação ao cravopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatorio__estagio_Jbagulho.pdf
Size:
5.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: