Repository logo
 
Publication

A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística

dc.contributor.authorFernandes, João
dc.contributor.authorGarcia, Vítor
dc.date.accessioned2016-06-29T16:36:04Z
dc.date.available2016-06-29T16:36:04Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionPreprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60.pt_PT
dc.description.abstractAs Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Contemporary Dance Techniques are, currently, a mixture of influences and experiences of the educators. The approaches to movement are plural, although all of them reflecting the principles of those who boosted the rise of contemporary dance. The evolution of contemporary art has been seeking new approaches that cross all artistic fields. In the portuguese context that reality is also valid, be it in specialized artistic teaching or in higher education. Thus, the training of future dancers should follow the artistic professional market, in particular, the new conceptions of contemporary choreography and new ideas of bodies and their performance potential. To sum up, it is intended to value the uniqueness of the teachers of Contemporary Dance Techniques; to assert plural practices in the same scope, from a relationship of sharing between teachers, by allowing the contact of students with present times, current in the professional artistic panorama of contemporary dance.en
dc.identifier.issn1647-905X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6264
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de dança contemporâneapt_PT
dc.subjectEnsino artísticopt_PT
dc.subjectContemporary dance techniqueen
dc.subjectSingularidade dos professores e intérpretespt_PT
dc.subjectArtistic educationen
dc.subjectUniqueness of teachers and dancersen
dc.titleA híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticapt_PT
dc.title.alternativeThe hybrid relationship between contemporary dance techniques and artistic professional trainingen
dc.typepreprint
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação Artísticapt_PT
person.familyNameC Fernandes
person.familyNameGarcia
person.givenNameJoão
person.givenNameVítor
person.identifier.ciencia-id881D-7FFD-DD7D
person.identifier.orcid0000-0003-1556-1698
person.identifier.orcid0000-0002-2350-3204
person.identifier.scopus-author-id35274726800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepreprintpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd02360e0-9d72-49ad-9398-a7e0ad424a9b
relation.isAuthorOfPublicationf5f5abd3-29df-4028-81a8-963ab16ee746
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf5f5abd3-29df-4028-81a8-963ab16ee746

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
hibrida_relacao_fernandes_garcia.pdf
Size:
179.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections