Publication
Conceções histórico-geográficas e formação de professores em didática das ciências sociais
dc.contributor.author | Hortas, Maria João | |
dc.contributor.author | G Dias, Alfredo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T11:29:26Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T11:29:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Neste artigo propomo-nos refletir a partir das práticas desenvolvidas na formação inicial de professores, no âmbito da didática das ciências sociais, história e geografia, sobre as representações dos estudantes acerca dos conceitos de história e de geografia e das finalidades do ensino da história e da geografia no início do 2.º ciclo de formação (mestrado), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Os objetivos que orientam esta análise crítica centram-se em: (i) reconhecer as conceções de história e geografia dos estudantes; (ii) identificar as finalidades que os estudantes referem como prioritárias no ensino da história e da geografia; (iii) analisar a perspetiva interdisciplinar dos estudantes para um ensino integrado da história e da geografia. A resposta a estes objetivos permite avançar para uma consciencialização e reflexão sobre as práticas formativas desenvolvidas no âmbito da formação inicial de professores em didática das ciências sociais, história e geografia numa perspetiva crítica. O artigo estrutura-se em três partes. Numa primeira parte, é feita uma revisão da literatura, mobilizando alguns autores de referência que nos ajudam a identificar os conceitos centrais do conhecimento histórico e geográfico. Num segundo ponto, é apresentada a metodologia de recolha, tratamento e análise da informação empírica. O terceiro ponto é dedicado à apresentação da informação recolhida, análise e reflexão crítica sobre os resultados obtidos, procurando identificar eventuais distâncias entre as representações dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem da história e da geografia, numa perspetiva interdisciplinar, e as práticas formativas em curso na formação inicial de professores (6-12 anos). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Hortas, M. J., & Dias, A. (2019). Conceções Histórico-Geográficas e Formação de Professores em Didática das Ciências Sociais. In Maria João Hortas, Alfredo Dias & Nicolás de Alba (Eds.), Ensinar e aprender Didática das Ciências Sociais. A formação de professores numa perspetiva sociocrítica (pp. 739-749). Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa / AUPDCS. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-06-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16717 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation | ESELx/ PL-CIED/2016/A01 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Didática das ciências sociais | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Geografia | pt_PT |
dc.subject | Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais | pt_PT |
dc.subject | ESELx/ PL-CIED/2016/A01 | pt_PT |
dc.title | Conceções histórico-geográficas e formação de professores em didática das ciências sociais | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 749 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 739 | pt_PT |
oaire.citation.title | Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica | pt_PT |
person.familyName | Barroso Hortas | |
person.familyName | Gomes Dias | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | Alfredo | |
person.identifier.ciencia-id | 0310-7ED6-E75D | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-B0CA-8A5B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3159-8362 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6500-844X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | deaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 739_Conceções histórico-geográficas e formação deprofessores em didática das ciências sociaisE-book-Simposio-XXX_vf_04_2020_comp.pdf
- Size:
- 438.21 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: