Repository logo
 
Publication

Conceções histórico-geográficas e formação de professores em didática das ciências sociais

dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.contributor.authorG Dias, Alfredo
dc.date.accessioned2023-12-15T11:29:26Z
dc.date.available2023-12-15T11:29:26Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste artigo propomo-nos refletir a partir das práticas desenvolvidas na formação inicial de professores, no âmbito da didática das ciências sociais, história e geografia, sobre as representações dos estudantes acerca dos conceitos de história e de geografia e das finalidades do ensino da história e da geografia no início do 2.º ciclo de formação (mestrado), na Escola Superior de Educação de Lisboa. Os objetivos que orientam esta análise crítica centram-se em: (i) reconhecer as conceções de história e geografia dos estudantes; (ii) identificar as finalidades que os estudantes referem como prioritárias no ensino da história e da geografia; (iii) analisar a perspetiva interdisciplinar dos estudantes para um ensino integrado da história e da geografia. A resposta a estes objetivos permite avançar para uma consciencialização e reflexão sobre as práticas formativas desenvolvidas no âmbito da formação inicial de professores em didática das ciências sociais, história e geografia numa perspetiva crítica. O artigo estrutura-se em três partes. Numa primeira parte, é feita uma revisão da literatura, mobilizando alguns autores de referência que nos ajudam a identificar os conceitos centrais do conhecimento histórico e geográfico. Num segundo ponto, é apresentada a metodologia de recolha, tratamento e análise da informação empírica. O terceiro ponto é dedicado à apresentação da informação recolhida, análise e reflexão crítica sobre os resultados obtidos, procurando identificar eventuais distâncias entre as representações dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem da história e da geografia, numa perspetiva interdisciplinar, e as práticas formativas em curso na formação inicial de professores (6-12 anos).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationHortas, M. J., & Dias, A. (2019). Conceções Histórico-Geográficas e Formação de Professores em Didática das Ciências Sociais. In Maria João Hortas, Alfredo Dias & Nicolás de Alba (Eds.), Ensinar e aprender Didática das Ciências Sociais. A formação de professores numa perspetiva sociocrítica (pp. 739-749). Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa / AUPDCS.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-06-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16717
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relationESELx/ PL-CIED/2016/A01pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectDidática das ciências sociaispt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectEscola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.subjectTempuSpacium – Didática das Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectESELx/ PL-CIED/2016/A01pt_PT
dc.titleConceções histórico-geográficas e formação de professores em didática das ciências sociaispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage749pt_PT
oaire.citation.startPage739pt_PT
oaire.citation.titleEnseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocríticapt_PT
person.familyNameBarroso Hortas
person.familyNameGomes Dias
person.givenNameMaria João
person.givenNameAlfredo
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.ciencia-idDA1C-B0CA-8A5B
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
person.identifier.orcid0000-0001-6500-844X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublicationa8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
739_Conceções histórico-geográficas e formação deprofessores em didática das ciências sociaisE-book-Simposio-XXX_vf_04_2020_comp.pdf
Size:
438.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: