Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
383.01 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Intervenção Precoce (IP) é uma importante ferramenta para prevenção,
identificação e intervenção junto às condições que oferecem
riscos ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, uma série de recomendações
têm sido feitas com vistas ao desenvolvimento das melhores
práticas. No entanto, ainda não se pode afirmar que as ações sejam
desenvolvidas de uma forma homogênea pelos diferentes países que
utilizam esse recurso, o que justifica o investimento na elucidação dos
cenários para o melhor direcionamento dos serviços. No Brasil, a escassez
de publicações acerca dessa temática, associada à ausência de
direcionamentos efetivos para a organização dos serviços têm levado
à adoção de práticas que parecem desenvolver-se prioritariamente de
forma centrada nas necessidades das crianças, com intervenções pautadas
em suas problemáticas e desenvolvidas a partir de um modelo
reabilitativo. Nesse contexto, reconhece-se a importância do investimento
em produções científicas e sistematização dos materiais já existentes
como um ponto de partida para a transformação da realidade
atual. Dessa forma, o presente capítulo objetiva apresentar como a IP
tem se desenvolvido na perspectiva brasileira, iniciando pelo resgate
da trajetória histórica de constituição dos serviços, passando pelas
práticas descritas na literatura atual e culminando em um exercício
reflexivo acerca das nuances teórico-práticas encontradas nos estudos
de intervenção.
Description
Keywords
Intervenção precoce Infância Reabilitação Desenvolvimento Saúde
Citation
Publisher
CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa