Repository logo
 
Publication

O modelo do movimento da escola moderna e o desenvolvimento da comunicação num grupo de crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLino, Dalila
dc.contributor.authorFerreira, Andreia Alexandra Trindade
dc.date.accessioned2025-01-21T10:40:55Z
dc.date.available2025-01-21T10:40:55Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O principal objetivo é apresentar de uma forma reflexiva, fundamentada e sistemática o meu percurso enquanto educadora estagiária neste contexto, bem como os processos de intervenção educativa e de investigação adotados ao longo dos meses de prática. Durante a prática, foi elaborado um portefólio do contexto, onde constam as reflexões, notas de campo, planificações de atividades e o portefólio individual de uma criança. Neste contexto, foi realizado um trabalho de projeto, cuja questão orientadora se designava “Como se formam as montanhas?”. Ao longo do processo, foi possível observar evidências de atividades e experiências realizadas com as crianças, bem como o seu desenvolvimento e o resultado final. A investigação explora o impacto do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) no desenvolvimento da comunicação de crianças em idade pré-escolar. O MEM valoriza a voz das crianças, promovendo um ambiente onde podem expressar livremente as suas ideias e sentimentos. Os educadores desempenham um papel crucial, facilitando os diálogos e promovendo comportamentos comunicativos eficazes. A diversidade de recursos pedagógicos torna a comunicação mais acessível e interessante. O feedback contínuo e construtivo dado pelos educadores ajuda as crianças a desenvolverem autoconfiança e competências comunicativas de forma gradual e consistente. Além do desenvolvimento comunicativo, as práticas do MEM contribuem significativamente para o crescimento socioemocional das crianças, ensinando empatia, solidariedade e competências de resolução de conflitos. Este relatório constitui um reflexo do meu percurso enquanto futura profissional de educação, ilustrando não só os conhecimentos adquiridos e aplicados ao longo da prática, mas também o impacto positivo do Modelo Pedagógico do MEM no desenvolvimento global das crianças.por
dc.description.abstractThis report is part of the Supervised Professional Practice II (PPSII) curricular unit. The main objective is to present, in a reflective, well-founded and systematic way, my journey as a trainee educator in this context, as well as the educational intervention and research processes adopted throughout the months of practice. During the practice, a portfolio of the context was prepared, which included reflections, field notes, activity plans and the individual portfolio of a child. In this context, a project work was carried out, whose guiding question was called “How are mountains formed?”. Throughout the process, it was possible to observe evidence of activities and experiences carried out with the children, as well as their development and the final result. The research explores the impact of the Modern School Movement Pedagogical Model (MEM) on the development of communication in preschool children. The MEM values the voice of children, promoting an environment where they can freely express their ideas and feelings. Educators play a crucial role, facilitating dialogues and promoting effective communicative behaviors. The diversity of pedagogical resources makes communication more accessible and interesting. Continuous and constructive feedback provided by educators helps children develop self-confidence and communication skills gradually and consistently. In addition to communication development, MEM practices contribute significantly to children's socio-emotional growth, teaching empathy, solidarity and conflict resolution skills. This report is a reflection of my journey as a future education professional, illustrating not only the knowledge acquired and applied throughout my practice, but also the positive impact of the MEM Pedagogical Model on children's overall development.eng
dc.identifier.citationFerreira, A. A. T. (2024). O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância Waldorf (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21333
dc.identifier.tid203806360
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21333
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectComunicação
dc.subjectMovimento da Escola Moderna
dc.subjectPre-school education
dc.subjectCommunication
dc.subjectModern school movement
dc.titleO modelo do movimento da escola moderna e o desenvolvimento da comunicação num grupo de crianças em idade pré-escolar
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEducação Pré-escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO_PPSII_ANDREIA_FERREIRA.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: