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Advisor(s)
Abstract(s)
A imagem de um automóvel comporta dimensões funcionais e simbólicas. As
funcionais procuram responder aos desempenhos técnicos do automóvel, à sua
dimensão estética e à sua facilidade de utilização. As simbólicas estão associadas aos
valores do produto e aos sociais que lhe estão subjacentes. São nestes que os indivíduos
se projectam, com as suas motivações, interesses, e imagem com que sonham possuir
numa perspectiva de ostentação, (Ratier, 2005).
Estes valores estão próximos da definição de valor final de “reconhecimento social”
proposto por Rockeach (1973). Para este autor, um valor é definido como sendo uma
crença duradoura prescritiva ou proscritora em que a pessoa acredita sobre um estado
final de existência, ou um modo de vida, preferível em relação a um outro (Rokeach,
1973). Estes valores são considerados princípios importantes que orientam os
comportamentos das pessoas ao longo da sua vida.
Description
Keywords
Publicidade Características discursivas Apelos publicitários Percepções do consumidor Setor automóvel
Citation
Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2008, abril). Os automóveis e a publicidade: características discursivas e percepções do consumidor. [Comunicação oral]. III Jornadas de Publicidade e Comunicação do GT de Publicidade da SOPCOM, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
Publisher
SOPCOM
Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa