dc.contributor.author | Campos, Joana | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T09:29:42Z | |
dc.date.available | 2020-03-02T09:29:42Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Esta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE). | pt_PT |
dc.description.abstract | A acção supervisora, inserida num processo de formação de professores, desenvolve-se em diferentes fases e sustenta-se num conjunto de processos, procedimentos e técnicas particulares que sustentam essa acção nos seus diversos momentos, quer de forma sequencial, quer simultânea, e que permitem que ela ganhe relevância, eficácia e inteligibilidade enquanto instrumento de desenvolvimento profissional docente. Para que a supervisão seja verdadeiramente formativa ela deve partir do estudo de situações reais no contexto escolar, fundamentar-se em processos de diagnóstico, recolha, análise, reflexão, explicitação, estruturação e comunicação dos dados recolhidos e situações vividas que permitam a mudança e melhoria efectiva das práticas dos docentes envolvidos e a (re)construção do conhecimento profissional dos professores. As brochuras anteriores, decorrentes das acções desenvolvidas no âmbito do “Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores” procuraram abordar o processo de supervisão relativamente às suas diferentes fases, instrumentos de supervisão e avaliação no sentido de fomentar tanto o carácter científico da supervisão como promover a sua natureza reflexiva e sistemática: a construção de planos individuais de trabalho; o planeamento e concepção da acção de ensinar; a observação e análise de situações de docência; e referentes, critérios e procedimentos de avaliação. Na presente brochura, de apoio à 5ª sessão de formação, abordam-se as questões relacionadas com os registos escritos como instrumentos de supervisão vertical, horizontal e auto-supervisão relativamente às suas funções, natureza, características, objectivos, procedimentos e implicações. Entende-se o relato como reflexão sobre e síntese do processo de supervisão/formação, instrumento de reestruturação do conhecimento de reflexão e meta-reflexão, de natureza textual e científica, sustentado na análise e interpretação dos dados/evidências recolhidos e situações experienciadas no âmbito de um determinado processo. Apresentam-se um conjunto de sugestões, exemplos e orientações para o uso de registos e relatos, designadamente na elaboração dos relatórios no âmbito da supervisão professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-324-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11165 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.title | Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Campos | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5325-9460 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e |