Repository logo
 
Publication

Supervisão e Avaliação: construção de registos e relatórios

dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa
dc.date.accessioned2020-03-02T09:29:42Z
dc.date.available2020-03-02T09:29:42Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionEsta brochura foi produzida no contexto do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa (LAQE).pt_PT
dc.description.abstractA acção supervisora, inserida num processo de formação de professores, desenvolve-se em diferentes fases e sustenta-se num conjunto de processos, procedimentos e técnicas particulares que sustentam essa acção nos seus diversos momentos, quer de forma sequencial, quer simultânea, e que permitem que ela ganhe relevância, eficácia e inteligibilidade enquanto instrumento de desenvolvimento profissional docente. Para que a supervisão seja verdadeiramente formativa ela deve partir do estudo de situações reais no contexto escolar, fundamentar-se em processos de diagnóstico, recolha, análise, reflexão, explicitação, estruturação e comunicação dos dados recolhidos e situações vividas que permitam a mudança e melhoria efectiva das práticas dos docentes envolvidos e a (re)construção do conhecimento profissional dos professores. As brochuras anteriores, decorrentes das acções desenvolvidas no âmbito do “Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores” procuraram abordar o processo de supervisão relativamente às suas diferentes fases, instrumentos de supervisão e avaliação no sentido de fomentar tanto o carácter científico da supervisão como promover a sua natureza reflexiva e sistemática: a construção de planos individuais de trabalho; o planeamento e concepção da acção de ensinar; a observação e análise de situações de docência; e referentes, critérios e procedimentos de avaliação. Na presente brochura, de apoio à 5ª sessão de formação, abordam-se as questões relacionadas com os registos escritos como instrumentos de supervisão vertical, horizontal e auto-supervisão relativamente às suas funções, natureza, características, objectivos, procedimentos e implicações. Entende-se o relato como reflexão sobre e síntese do processo de supervisão/formação, instrumento de reestruturação do conhecimento de reflexão e meta-reflexão, de natureza textual e científica, sustentado na análise e interpretação dos dados/evidências recolhidos e situações experienciadas no âmbito de um determinado processo. Apresentam-se um conjunto de sugestões, exemplos e orientações para o uso de registos e relatos, designadamente na elaboração dos relatórios no âmbito da supervisão professores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-324-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11165
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.titleSupervisão e Avaliação: construção de registos e relatóriospt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCampos
person.givenNameJoana
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Brocura5_2010.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections