Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
355.87 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as
dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos,
não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo
das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças
se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que
diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo,
tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de
pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associada
tacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças.
Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada
nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para
questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância.
São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e
emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre,
pacífica, equitativa e democrática
Abstract: this paper defends a participative pedagogical action based on children´s rights, mainly, regarding their rights to participation. It also questions the assumptions and exclusionary practices which the social group faces. It is believed that these are the ways to build more critique and emancipatory active social dynamics, and to promotebasic social practices in a free, peaceful, equitable and democratic society.
Abstract: this paper defends a participative pedagogical action based on children´s rights, mainly, regarding their rights to participation. It also questions the assumptions and exclusionary practices which the social group faces. It is believed that these are the ways to build more critique and emancipatory active social dynamics, and to promotebasic social practices in a free, peaceful, equitable and democratic society.
Description
Keywords
Infância Direitos da Criança Pedagogia da participação Childhood Children’s rights Pedagogy of participation
Citation
Tomás, C. & Fernandes, N. (2013). Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças.Educativa, 16(2), 201-216.