Repository logo
 
Publication

Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorFernandes, Natália
dc.date.accessioned2014-05-09T10:03:59Z
dc.date.available2014-05-09T10:03:59Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractEste texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos, não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo, tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associada tacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças. Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância. São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre, pacífica, equitativa e democráticapor
dc.description.abstractAbstract: this paper defends a participative pedagogical action based on children´s rights, mainly, regarding their rights to participation. It also questions the assumptions and exclusionary practices which the social group faces. It is believed that these are the ways to build more critique and emancipatory active social dynamics, and to promotebasic social practices in a free, peaceful, equitable and democratic society.en
dc.identifier.citationTomás, C. & Fernandes, N. (2013). Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças.Educativa, 16(2), 201-216.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3536
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPUC Goiáspor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectDireitos da Criançapor
dc.subjectPedagogia da participaçãopor
dc.subjectChildhooden
dc.subjectChildren’s rightsen
dc.subjectPedagogy of participationen
dc.titleParticipação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das criançaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGoiâniapor
oaire.citation.endPage216por
oaire.citation.startPage201por
oaire.citation.titleRevista Educativapor
oaire.citation.volumev. 16, n. 2,por
person.familyNameTomás
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Participação e acção pedagógica.pdf
Size:
355.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections