Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
ABSTRACT - This internship report aims to reflect upon the foundation, development, and practical application of the Master's program in Dance Education at the Escola Superior de Dança, focusing on the promotion of interdisciplinarity between Contemporary Dance (including
Release Technique, Laban/Bartenieff, Humphrey/Limón, and Cunningham Technique) and Street Dance (such as Hip Hop, Popping, House, Waacking, and Locking) in the context of Contemporary Dance Technique classes. The objective is to explore how the principles of Street Dance can assist in teaching Contemporary Dance Technique, fostering, complementing, and
reflecting on the teaching of this discipline. The research targets 8th and 9th-grade students in Basic Education (4th and 5th-year students in Specialized Artistic Education) at the Dance School of the Almada Dance Company, aiming to understand, promote, and develop the technical and artistic abilities of these students, aged between 12 and 15 years. From an understanding of the internship context, the report discusses and substantiates the philosophical and methodological process employed by the teacher to promote interdisciplinary dance education. This includes a deep dive into the construction of methodologies within the mentioned Contemporary Dance techniques and the principles of Street Dance. The report then
presents the planning and execution of the internship based on the methodological proposal of action research, identifying, and analyzing data collected from observation grids, students' logbooks, and the teacher's field notes, and image recordings to facilitate a qualitative and quantitative analysis and reflection on the artistic practice within this context. The work is
grounded in the concept of interdisciplinarity, allowing for reflection on the individual's development through the art of dance, considering these different technical aspects of dance with the aim of connecting the practice and teaching methodologies of dance, using dance to enhance one's own dancing skills.
Este relatório visa a refletir sobre a fundamentação, elaboração e aplicação prática do Estágio do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, que desenvolve como tema a promoção da interdisciplinaridade entre a Dança Contemporânea (Release Technique, Laban/Bartenieff, Humphrey/Limón e Cunningham Technique) e as Danças Urbanas (Hip Hop, Popping, House, Waacking e Locking) no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea. O intuito é refletir sobre de que maneira os princípios das Danças Urbanas podem auxiliar no ensino da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, de forma a fomentar, complementar e refletir sobre o ensino desta. A pesquisa tem como público-alvo os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Básico (4º e 5º anos do Ensino Artístico Especializado) na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada e tem como objetivo compreender, promover e desenvolver as capacidades técnico-artísticas destes alunos, que têm entre 12 e 15 anos de idade. A partir da compreensão do contexto de estágio, é dissertado e fundamentado sobre o processo filosófico e metodológico do professor para promover a interdisciplinaridade do ensino de dança, aprofundando sobre o processo de construção de metodologias nas técnicas mencionadas de Dança Contemporânea e dos princípios das Danças Urbanas. Com isso, apresenta-se a planificação e execução do estágio desenvolvido a partir da proposta metodológica de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir de notas de grelhas de observação, diários de bordo dos alunos, notas de campo do professor e registro de imagens em prol da análise e reflexão qualitativa e quantitativa sobre a prática artística deste contexto. Assim, o trabalho fundamenta-se a partir do conceito de interdisciplinaridade, que permite a reflexão sobre a formação do indivíduo a partir de suas experiências através do corpo dançante, levando em conta estas diferentes vertentes técnicas de dança, com o objetivo de relacionar a prática e metodologias de ensino de dança, utilizando-se da dança para aprimorar a própria dança.
Este relatório visa a refletir sobre a fundamentação, elaboração e aplicação prática do Estágio do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, que desenvolve como tema a promoção da interdisciplinaridade entre a Dança Contemporânea (Release Technique, Laban/Bartenieff, Humphrey/Limón e Cunningham Technique) e as Danças Urbanas (Hip Hop, Popping, House, Waacking e Locking) no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea. O intuito é refletir sobre de que maneira os princípios das Danças Urbanas podem auxiliar no ensino da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, de forma a fomentar, complementar e refletir sobre o ensino desta. A pesquisa tem como público-alvo os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Básico (4º e 5º anos do Ensino Artístico Especializado) na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada e tem como objetivo compreender, promover e desenvolver as capacidades técnico-artísticas destes alunos, que têm entre 12 e 15 anos de idade. A partir da compreensão do contexto de estágio, é dissertado e fundamentado sobre o processo filosófico e metodológico do professor para promover a interdisciplinaridade do ensino de dança, aprofundando sobre o processo de construção de metodologias nas técnicas mencionadas de Dança Contemporânea e dos princípios das Danças Urbanas. Com isso, apresenta-se a planificação e execução do estágio desenvolvido a partir da proposta metodológica de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir de notas de grelhas de observação, diários de bordo dos alunos, notas de campo do professor e registro de imagens em prol da análise e reflexão qualitativa e quantitativa sobre a prática artística deste contexto. Assim, o trabalho fundamenta-se a partir do conceito de interdisciplinaridade, que permite a reflexão sobre a formação do indivíduo a partir de suas experiências através do corpo dançante, levando em conta estas diferentes vertentes técnicas de dança, com o objetivo de relacionar a prática e metodologias de ensino de dança, utilizando-se da dança para aprimorar a própria dança.
Description
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à
obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
Keywords
Interdisciplinaridade Metodologias de ensino de dança Dança contemporânea Danças urbanas Improvisação Interdisciplinarity Dance teaching methodologies Contemporary dance Street dance Improvisation.
Citation
Ferreira, I.(2023). A promoção da interdisciplinaridade entre a dança contemporânea e as danças urbanas em prol do desenvolvimento técnico-artístico dos alunos dos 8º e 9º anos da Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa] Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.21/16722
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança