Publication
A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL
dc.contributor.author | Gama, Ana | |
dc.contributor.author | Soares, Maria da Conceição | |
dc.contributor.author | David, Alexandra | |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:51:25Z | |
dc.date.available | 2024-11-29T12:51:25Z | |
dc.date.issued | 2024-11 | |
dc.description.abstract | Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gama, A., Soares, M.C. & David, A. (2024, nov). A mentoria no ensino superior: Os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL. Revista Forges, 10(1), 133-158. | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2184-8513 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17990 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições aforges | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/14/15 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Programas de mentoria | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.title | A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1558 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 133 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Forges | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10(1) | pt_PT |
person.familyName | Gama | |
person.familyName | Romão Dias de Mendonça David | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Maria Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | BD1E-42A5-6338 | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-2EF6-EC19 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0647-9820 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6639-0409 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d | |
relation.isAuthorOfPublication | 9927518b-79a4-4fce-93f1-3676b1bb8701 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A mentoria no ensino superior-Forges_01.pdf
- Size:
- 535.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: