Repository logo
 
Publication

A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL

dc.contributor.authorGama, Ana
dc.contributor.authorSoares, Maria da Conceição
dc.contributor.authorDavid, Alexandra
dc.date.accessioned2024-11-29T12:51:25Z
dc.date.available2024-11-29T12:51:25Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractOs Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGama, A., Soares, M.C. & David, A. (2024, nov). A mentoria no ensino superior: Os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL. Revista Forges, 10(1), 133-158.pt_PT
dc.identifier.eissn2184-8513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições aforgespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://edicoes.aforges.org/index.php/revista/issue/view/14/15pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectProgramas de mentoriapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.titleA mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPLpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1558pt_PT
oaire.citation.startPage133pt_PT
oaire.citation.titleRevista Forgespt_PT
oaire.citation.volume10(1)pt_PT
person.familyNameGama
person.familyNameRomão Dias de Mendonça David
person.givenNameAna
person.givenNameMaria Alexandra
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.ciencia-idE91B-2EF6-EC19
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
person.identifier.orcid0000-0001-6639-0409
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d
relation.isAuthorOfPublication9927518b-79a4-4fce-93f1-3676b1bb8701
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A mentoria no ensino superior-Forges_01.pdf
Size:
535.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections