Repository logo
 
Publication

O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorDalila Lino
dc.contributor.authorAlexandre, Mariana Caetano
dc.date.accessioned2025-02-13T10:27:39Z
dc.date.available2025-02-13T10:27:39Z
dc.date.issued2024-09-19
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
dc.description.abstractO presente documento, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala dos quatro anos de um jardim de infância (JI), na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados, encontra-se presente neste relatório as perspetivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas no contexto pré-escolar para analisar “O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças” . Este trabalho, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação direta participante e não participante, as notas de campo e a entrevista feita à educadora cooperante e a um grupo de dez crianças, bem como a consulta dos documentos pedagógicos da organização socioeducativa. O estudo realizado e a análise dos dados permitiram compreender que cada vez mais a dramatização é valorizada e destacada nas práticas das equipas pedagógicas, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Ademais, evidenciou a importância de desenvolver as competências e capacidades das crianças integralmente para se poder construir relacionamentos saudáveis com as pessoas e com o meio. Este relatório descreve a interligação e, por vezes, conflito, dos papéis de estudante, estagiária e investigadora. Deste modo, vai mais além do que o estudo realizado, aborda o meu percurso na Prática Profissional Supervisionada II e a intervenção feita numa sala de crianças com quatro anos.por
dc.description.abstractABSTRACT This document was drawn up as part of the Supervised Professional Practice II Curricular Unit, which took place in the four-year-old classroom of a kindergarten in the Lisbon Metropolitan Area. This document analyzes the course of pedagogical intervention during the four months between October 2, 2023 and January 31, 2024. The qualitative research is based on a case study and uses a range of data collection techniques. This report presents the theoretical perspectives and the results obtained, based on the observations and interventions carried out in the pre-school context to analyse "The role of dramatization in a four-year-old classroom: contributions to children's development and learning". This work is characterized by qualitative research using the interpretative paradigm of educational research. As tools for gathering information, I used direct participant and non-participant observation, field notes and interviews with the cooperating teacher and a group of ten children, as well as consulting the educational documents of the socio-educational organization. The study carried out and the analysis of the data made it possible to understand that dramatization is increasingly valued and highlighted in the practices of the teaching teams, as a fundamental activity for the children's development/learning process. In addition, it has highlighted the importance of developing children's skills and abilities fully in order to build healthy relationships with people and the environment. This report describes the interconnection and sometimes conflict between the roles of student, trainee and researcher. In this way, it goes beyond the study carried out; it covers my journey in Supervised Professional Practice II and the intervention carried out in a classroom of four-year-olds.eng
dc.identifier.citationAlexandre, M. C. (2024). O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/21456
dc.identifier.tid203806310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21456
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectCrianças
dc.subjectDramatização
dc.subjectInvestigação em educação
dc.subjectProcesso de desenvolvimento/aprendizagem
dc.subjectPre-school education
dc.subjectChildren
dc.subjectDramatization
dc.subjectResearch in education
dc.subjectDevelopment/learning process
dc.titleO papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEducação Pré-escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_MarianaAlexandre_2022362.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: