Repository logo
 
Publication

Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorXavier, Carolina do Espírito Santo Cardoso
dc.date.accessioned2024-11-21T10:08:14Z
dc.date.available2024-11-21T10:08:14Z
dc.date.issued2024-06-20
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Este documento pretende ilustrar reflexiva e fundamentadamente a prática vivenciada ao longo de quatro meses, em contexto de Jardim de infância, com um grupo de crianças, com idades entre os 3 e 6 anos. Mais que descrever as aprendizagens adquiridas, integra a consequente reflexão e crescimento sentido a nível profissional. O relatório é, do mesmo modo, composto por um capítulo dedicado a uma investigação que foi desenvolvida em derredor do tema: “Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?”. Para o efeito, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso, com as seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta; ii) entrevistas; iii) consulta documental, e orientada pelas diretrizes de uma uma investigação-ação, com os objetivos de i) Analisar a pertinência da criação de laços afetivos no ato de educar; ii) Conhecer e analisar as conceções da equipa educativa sobre a afetividade na relação pedagógica; iii) Analisar o impacto de uma relação pedagógica de qualidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Foi realizada, também, uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, e um roteiro ético que regeu toda a investigação realizada. Os resultados obtidos mostram a relevância da afetividade na construção de uma relação pedagógica de qualidade e o consequente benefício para o desenvolvimento holístico da criança.pt_PT
dc.description.abstractThis Report fits into the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice II (PPSII). This document intends to reflectively and substantiated illustrate the practice experienced over four months, in a Kindergarten context, with a group of children, aged between 3 and 6 years old. More than describing the learning acquired, it integrates the consequent reflection and growth felt at a professional level. The report is, likewise, composed of a chapter dedicated to an investigation that was developed around the theme: “Is affectivity the basis of a quality pedagogical relationship in the context of Kindergarten?”. To this end, a qualitative investigation was developed, using the case study method, with the following data collection techniques: i) direct observation; ii) interviews; iii) documentary consultation, and guided by the guidelines of an action investigation, with the objectives of i) Analysing the relevance of creating emotional bonds in the act of educating; ii) Know and analyse the educational team’s conceptions about affectivity in the pedagogical relationship; iii) Analyse the impact of a quality pedagogical relationship on children's learning and development. A content analysis of the data collected was also carried out, and an ethical guide that governed the entire investigation. The results obtained show the relevance of affection in building a quality pedagogical relationship, and the consequent benefit for the child's holistic development.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationXavier, C. E. S. (2024). Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17952pt_PT
dc.identifier.tid203725603
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17952
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAfetividadept_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectAffectivitypt_PT
dc.subjectPedagogical relationshippt_PT
dc.titleSerá a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPSII_Carolina do Espírito Santo Cardoso Xavier_2022330_netpa.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: