Publication
Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?
dc.contributor.advisor | Simões, Ana | pt_PT |
dc.contributor.author | Xavier, Carolina do Espírito Santo Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T10:08:14Z | |
dc.date.available | 2024-11-21T10:08:14Z | |
dc.date.issued | 2024-06-20 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Este documento pretende ilustrar reflexiva e fundamentadamente a prática vivenciada ao longo de quatro meses, em contexto de Jardim de infância, com um grupo de crianças, com idades entre os 3 e 6 anos. Mais que descrever as aprendizagens adquiridas, integra a consequente reflexão e crescimento sentido a nível profissional. O relatório é, do mesmo modo, composto por um capítulo dedicado a uma investigação que foi desenvolvida em derredor do tema: “Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?”. Para o efeito, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso, com as seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta; ii) entrevistas; iii) consulta documental, e orientada pelas diretrizes de uma uma investigação-ação, com os objetivos de i) Analisar a pertinência da criação de laços afetivos no ato de educar; ii) Conhecer e analisar as conceções da equipa educativa sobre a afetividade na relação pedagógica; iii) Analisar o impacto de uma relação pedagógica de qualidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Foi realizada, também, uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, e um roteiro ético que regeu toda a investigação realizada. Os resultados obtidos mostram a relevância da afetividade na construção de uma relação pedagógica de qualidade e o consequente benefício para o desenvolvimento holístico da criança. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Report fits into the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice II (PPSII). This document intends to reflectively and substantiated illustrate the practice experienced over four months, in a Kindergarten context, with a group of children, aged between 3 and 6 years old. More than describing the learning acquired, it integrates the consequent reflection and growth felt at a professional level. The report is, likewise, composed of a chapter dedicated to an investigation that was developed around the theme: “Is affectivity the basis of a quality pedagogical relationship in the context of Kindergarten?”. To this end, a qualitative investigation was developed, using the case study method, with the following data collection techniques: i) direct observation; ii) interviews; iii) documentary consultation, and guided by the guidelines of an action investigation, with the objectives of i) Analysing the relevance of creating emotional bonds in the act of educating; ii) Know and analyse the educational team’s conceptions about affectivity in the pedagogical relationship; iii) Analyse the impact of a quality pedagogical relationship on children's learning and development. A content analysis of the data collected was also carried out, and an ethical guide that governed the entire investigation. The results obtained show the relevance of affection in building a quality pedagogical relationship, and the consequent benefit for the child's holistic development. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Xavier, C. E. S. (2024). Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância? (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17952 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203725603 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17952 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.subject | Relação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Affectivity | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical relationship | pt_PT |
dc.title | Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório PPSII_Carolina do Espírito Santo Cardoso Xavier_2022330_netpa.pdf
- Size:
- 1.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: