Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?Publication . Xavier, Carolina do Espírito Santo Cardoso; Simões, AnaO presente Relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Este documento pretende ilustrar reflexiva e fundamentadamente a prática vivenciada ao longo de quatro meses, em contexto de Jardim de infância, com um grupo de crianças, com idades entre os 3 e 6 anos. Mais que descrever as aprendizagens adquiridas, integra a consequente reflexão e crescimento sentido a nível profissional. O relatório é, do mesmo modo, composto por um capítulo dedicado a uma investigação que foi desenvolvida em derredor do tema: “Será a afetividade a base de uma relação pedagógica de qualidade em contexto de Jardim de Infância?”. Para o efeito, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso, com as seguintes técnicas de recolha de dados: i) observação direta; ii) entrevistas; iii) consulta documental, e orientada pelas diretrizes de uma uma investigação-ação, com os objetivos de i) Analisar a pertinência da criação de laços afetivos no ato de educar; ii) Conhecer e analisar as conceções da equipa educativa sobre a afetividade na relação pedagógica; iii) Analisar o impacto de uma relação pedagógica de qualidade na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Foi realizada, também, uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, e um roteiro ético que regeu toda a investigação realizada. Os resultados obtidos mostram a relevância da afetividade na construção de uma relação pedagógica de qualidade e o consequente benefício para o desenvolvimento holístico da criança.